7 Orientações úteis para futuros empreendedores
- O empreendedorismo continua a ganhar relevância em Portugal!
- Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira ou de conseguir uma certificação com os cursos Master D!
Índice
O que significa ser empreendedor?
O empreendedor moderno tem que ir mais longe do que começar um negócio – essa é a definição base, mas já não é suficiente para marcar o sucesso.
Hoje em dia, com o aumento do nível de competição e com a globalização das marcas, ser empreendedor significa que estamos a tomar riscos, a tomar a iniciativa, que temos a inspiração para encontrar novas oportunidades e enfrentar desafios.
Está a considerar levar o seu projeto para a frente e criar o seu próprio emprego? Pode fazê-lo criando o seu próprio negócio ou tornando-se num trabalhador freelancer, disponibilizando as suas competências e experiência numa determinada área.
Ambas as opções são válidas – pense no que faz mais sentido para si e considere estas dicas para começar:
Dica 1 – Razão de ser
Antes de começar a sua própria atividade, deverá de pensar consigo sobre a sua motivação e o caminho que procura seguir. A verdadeira motivação não deverá ser apenas o que pode ganhar ou o prestigio que poderá alcançar.
A sua verdadeira motivação deverá ser o impacto que poderá causar na sociedade e na sua vida – ter mais controlo, ter mais liberdade…
Dica 2 – Acredite nas suas capacidades
É normal ter dúvidas e incertezas, especialmente na fase inicial de um novo projeto. Isso faz parte do processo e do caminho que terá de seguir para desenvolver o seu projeto.
No entanto, deverá de acreditar ainda com mais convicção que as coisas irão resultar. Siga a sua intuição, confie nas suas capacidades e tome nota das áreas onde não está tão confiante, para poder criar um plano para as desenvolver.
Dica 3 – Oiça os críticos e continue
Escutar os outros é importante, mas não deixe que isso o impeça de tomar a iniciativa.
Se aquilo a que se propõe profissionalmente é diferente do que existe atualmente, é provável que vá encontrar alguma resistência. Oiça o que lhe têm a dizer, faça a sua análise e prossiga o seu caminho – Acredite nos seus propósitos e objetivos.
Dica 4 – Ação
Como Mark Twain disse – “O segredo para ficar à frente é começar”.
Para além de decidir tem de agir. Não deve de esperar pela altura ideal ou pelas condições perfeitas. Tomamos a iniciativa e evoluímos continuamente.
Dica 5 – Pense em grande
Não limite o tamanho dos seus sonhos. Pense em grande, mas comece à medida das suas possibilidades.
Uma dica, que sentimos que tem sido muito útil é pensar num golo astronomicamente grande, mas criar pequenos passos que possa levar para se aproximar todos os dias deste objetivo.
Objetivos grandes são uma excelente motivação, mas também podem ser intimidantes – criando pequenos passos, temos metas atingíveis constantes que nos mantêm no caminho certo. Um termo que se usa muito no Japão e mais recentemente em empresas ocidentais é “kaizen”.
Kaizen significa melhoria contínua. Significa que se hoje estamos a produzir mil, amanhã não vamos produzir um milhão. Mas amanhã podemos produzir mil e cem, e depois de amanhã podemos produzir mil e duzentos. E com o tempo vamos conseguir ultrapassar os nossos objetivos.
Dica 6 – Crie Tempo
Todos falamos em perder tempo, mas não em criá-lo. Podemos fazê-lo mais do que pensamos.
Com a ajuda das novas tecnologias conseguimos aproveitar de espera, que vamos tendo ao longo da semana. Em vez de ler notícias ou jogar jogos, aproveite para enviar o email a confirmar a sua decisão ou para enviar a mensagem a solicitar a informação que precisa.
Dica 7 – Entenda os seus clientes
Construa a sua oferta em resposta ao que os clientes procuram ou necessitam. Tenha sempre este objetivo presente. Resolva os problemas dos seus clientes e construa o seu produto ou serviço desta forma.
Se ainda não decidiu que tipo de negócio quer criar, aproveite para espreitar os Cursos Online Master D que o podem ajudar!
O Marketing e o Freelance
Se ainda não decidiu que percurso seguir para criar a sua empresa ou para desenvolver a sua atividade, sugerimos a área do Marketing Digital.
O Marketing Digital é uma área que continua à procura de profissionais qualificados. Cada vez mais empresas estão a basear parte ou a totalidade da sua estratégia nas novas tecnologias e precisam de uma equipa, de um freelancer ou de uma empresa externa que os ajude a atingir os seus objetivos.
O curso de gestão de redes sociais prepara os formandos para trabalharem num dos mais recentes canais de marketing – as redes sociais têm vindo a transformar o modo das empresas comunicarem com o seu público. Passámos de uma comunicação unidirecional, para uma conversa entre duas partes.
O curso de web design prepara os formandos para trabalharem na criação de páginas web estéticas, que vão em direção aos objetivos de cada empresa ou instituição, e que sejam mobile friendly.
Esta notícia ainda não tem comentários