O Que é a Agricultura de Precisão?
- A inovação tecnológica e a inteligência artificial têm permitido incríveis avanços no setor agrícola e na chamada Agricultura de Precisão.
- Já pensou em começar a sua carreira nesta área? Conheça os cursos de agricultura e espaços verdes Master D!
Índice
O que é a Agricultura de Precisão?
O cerne do que é a Agricultura de Precisão define-se pela seguinte expressão: “Recolha e análise de dados”.
Este tipo de agricultura apoia-se na tecnologia e inteligência artificial para recolher informação acerca das culturas agrícolas e delinear uma série de estratégias para que se consiga produzir mais com o mínimo de gastos e de impacto ambiental.
A partir da recolha de informação detalhada acerca da área de cultivo, das características do solo e de infestações e pragas, é possível escolher a melhor espécie a cultivar, saber a melhor forma de o fazer e combater doenças de forma certeira. Além do mais, ao saber a quantidade certa de água, de fertilizantes e outros agrotóxicos é possível medir o impacto ambiental e tentar reduzi-lo ao máximo.
Desta forma, compreender todas as variáveis de uma área de cultivo irá converter-se em estratégias concretas para que uma cultura cresça de forma saudável e a colheita seja mais quantitativa e qualitativamente rentável.
Além destas estratégias, a automação agrícola é também uma grande parte do que é a Agricultura de Precisão. Adubos e agrotóxicos são doseados de forma a não contaminarem os solos, a água é distribuída com o mínimo de desperdício. É, essencialmente, por esta razão que a Agricultura de Precisão é considerada a forma mais sustentável de agricultura, tanto a nível ambiental como a nível dos custos de produção.
Quanto à rentabilidade dos cultivos, monitorizar e analisar uma dada cultura permite aos gestores agrícolas medir a produtividade ao longo do tempo e ter uma noção mais acertada dos seus lucros.
Para que tudo isto possa ser uma realidade, os produtores que implementam estratégias Agricultura de Precisão utilizam tecnologia avançada e ferramentas com inteligência artificial, como:
- Drones, para monitorizar pragas e quaisquer outros contratempos a ser corrigidos;
- Sensores, para que se acompanhe o crescimento das culturas e monitorize pragas;
- Semeadores automáticos, que apenas semeiam onde é mais rentável;
- Distribuidores de fertilizantes, alguns em piloto automático;
- Monitores de colheita, para acompanhar o processo e a rentabilidade de uma dada cultura.
Cursos de Agricultura e Espaços Verdes
Vantagens e Desvantagens da Agricultura de Precisão
Tal como todas as outras formas de Gestão Agrícola, a Agricultura de Precisão tem os seus prós e contras. Se, por um lado, é das formas de gestão mais rentáveis e sustentáveis, por outro, é também das que necessitam de mais investimento financeiro para que seja implementada.
Vantagens da Agricultura de Precisão:
Como dito acima, a Agricultura de Precisão traz inúmeras vantagens aos produtores, especialmente por ser possível aumentar a produção sem ser preciso recorrer à Agricultura Intensiva. Estas vantagens passam por:
- Uniformização dos processos;
- Diminuição dos custos de operação
- Exatidão na irrigação e aplicação de agrotóxicos;
- Redução da margem de erro e do desperdício;
- Diminuição do impacto ambiental;
- Previsão de produtividade mensal / anual;
- Aumento do rendimento nas colheitas;
- Aumento da produtividade;
- Monitorização de stocks;
- Aumento dos lucros financeiros.
Desvantagens da Agricultura de Precisão
Por muito notável que a Agricultura de Precisão pareça, existem desvantagens e obstáculos na sua aplicação, tais como:
- Alto custo de implementação das ferramentas tecnológicas;
- Falta de mão de obra qualificada para operarem a maquinaria e fazerem uma correta análise de dados.
Agricultura de Precisão em Portugal
A Agricultura de Precisão tal como a Agricultura Biológica, estão a dar os seus primeiros passos em Portugal.
Na Lezíria Ribatejana, por exemplo, foi dinamizado um ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz e os resultados foram notáveis. O consumo de água foi cortado para apenas metade, sendo que o desenvolvimento culturas se manteve com uma qualidade e quantidade semelhantes.
Além disto, algumas tecnologias utilizadas nesta forma de produção agrícola já se disseminaram e existem cada vez mais produtores que fazem uso de tratores com auto guiamento, de sensores geoelétricos, de drones para monitorização das culturas e sensores que delineiam características do solo.
Contudo, não são apenas os gestores agrícolas que investem na Agricultura de Precisão. O Governo português anunciou que, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, iria apoiar esta forma de gestão agrícola com 24,5 milhões de euros.
Trabalhar na área agrícola em Portugal
A agricultura sempre teve um impacto cultural significante em Portugal.
Anteriormente considerado como um dos principais meios de subsistência, a agricultura em Portugal ainda oferece emprego e oportunidades de desenvolvimento para muitos profissionais qualificados.
Gostaria de trabalhar na área?
Os cursos de Agricultura e Espaços Verdes da Master D preparam-no para o mercado de trabalho e ajudam-no na conquista de uma primeira oportunidade com a bolsa de emprego e bolsa de estágio!
O curso de agricultura biológica e sustentável preparam o formando para desenvolver a sua atividade enquanto agricultor em modo de produção biológico, responsável de negócio, responsável de produção e aprovisionamento de uma exploração agrícola e empreendedor na área da agricultura biológica.
O curso de gestão agrícola prepara o formando para desenvolver a sua atividade profissional enquanto gestores agrícolas, responsáveis de exploração agrícola, responsável de produção e aprovisionamento de uma exploração agrícola ou como empreendedor na área agrícola.
Não perca a oportunidade de começar uma carreira ligada à produção agrícola com os cursos Master D!
Esta notícia ainda não tem comentários