Mais de 80 cursos para conseguir os seus objetivos. Informe-se!

Pesquisar

Encontrados resultados para ''

Animação Sociocultural: O que é e para onde vai

  • O veículo da Animação Sociocultural é a participação, e o seu intuito principal é a transformação.
  • Inicia a tua jornada na área que mais te apaixona com o Curso de Animador Sociocultural e Turístico da MasterD!

 

Para a UNESCO (1982), a animação sociocultural é “um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa e a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados”.

Mas o que significa isto?

A Animação Sociocultural revela-se em atuações sociais pragmáticas, previamente pensadas e delineadas, que ajustadas e implementadas num determinado contexto, chamam pela participação dos indivíduos e suas comunidades, no sentido de responderem aos seus gostos, interesses e necessidades – de se transformarem – transformando-se a si mesmos, transformam, então, a sociedade. A Animação Sociocultural é sobretudo ação.

Então, o veículo da Animação Sociocultural é a participação, e o seu intuito principal é a transformação.

 

Conheça os cursos de Educação Master D

Vamos fazer um jogo mental:

  • O Vasco e o Miguel são dois amigos, com a mesma idade.

O Vasco sempre gostou de viajar e conhecer novas culturas.

O Miguel, sempre gostou de mecânica e descobrir como tudo funciona.

  • Ambos estão no ponto A e querem ir para o ponto B.
  • Quer o autocarro amarelo quer o autocarro verde, vão precisamente do ponto A ao ponto B. Saem do ponto A à mesma hora, e chegam à mesma hora ao ponto B. Fazem o mesmo percurso.

  • No autocarro amarelo, quando as portas se abrem, é dito aos amigos que o rádio não está a funcionar muito bem - durante o trajeto, terá de se desmontar o rádio para ver se tem solução.
  • No autocarro verde, quando as portas se abrem, é dito aos amigos que o rádio não está a funcionar muito bem – durante o trajeto cantaremos canções tradicionais.

 

Qual seria a escolha de cada um dos amigos? E porquê?


O Miguel escolheria participar no trajeto realizado pelo autocarro amarelo, e o Vasco escolheria participar no trajeto realizado pelo autocarro verde, pois aquilo que se fará no percurso, vai ao encontro dos gostos, interesses e preferências de cada um.

Qual seria a escolha de cada um dos amigos? E porquê?

O Miguel escolheria participar no trajeto realizado pelo autocarro amarelo, e o Vasco escolheria participar no trajeto realizado pelo autocarro verde, pois aquilo que se fará no percurso, vai ao encontro dos gostos, interesses e preferências de cada um.

 

Imagem ilustrativa - curso de auxiliar de educação infantil e babysitting Master D

 

  • No decorrer do percurso, no autocarro amarelo, conseguiu-se demonstrar e arranjar o rádio, colocando-o a funcionar novamente. O Miguel e os restantes passageiros, fizeram experimentações, partilharam ideias e lá conseguiram ainda ouvir música antes de chegar ao ponto B.
  • No decorrer do percurso, no autocarro verde, foram partilhadas canções tradicionais de Portugal, Espanha, Brasil e Angola. O Vasco ainda contribuiu com uma canção que aprendeu recentemente numa viagem ao Canadá.
  • No final do percurso, chegam ambos ao ponto B, ao mesmo tempo.

 

O que aconteceu a cada um dos amigos?

O Miguel descobriu uma nova funcionalidade de um cabo no aparelho de rádio.

O Vasco descobriu uma música de embalar angolana.

Serão, o Vasco e o Miguel, as mesmas pessoas que entraram, cada um, no seu autocarro? Ou houve transformação?

Aprenderam e trabalharam em equipa. Partilharam conhecimentos e modos de agir e de pensar. Encontraram soluções comuns… e sentiram-se aceites no autocarro escolhido!

Se tudo acima aconteceu durante o percurso, perguntamos de novo: serão, o Vasco e o Miguel, as mesmas pessoas que entraram, cada um, no seu autocarro?

 

E agora… se eu vos dissesse que os rádios dos dois autocarros sempre estiveram a funcionar? E que aquilo que foi dito aos amigos foi previamente pensado pois conheciam-se perfeitamente os gostos e interesses do Vasco e do Miguel?

Isto é Animação Sociocultural – isto é o trabalho do Animador Sociocultural: conhecer o nosso público-alvo, saber dos seus gostos, interesses, necessidades, problemáticas… definir um ponto a chegar, uma meta a alcançar. Conceber o que se tem de fazer para que a meta seja alcançada e… ação! Anim-ação! Onde se contempla a pessoa, o eu-pessoal e o eu-social, a cultura do eu, e a cultura do nós!

Saiba mais sem Compromisso

Esta notícia ainda não tem comentários

Deixe uma resposta

Partilhar esta página: