Brand Manager: Começar uma carreira de Sucesso
- O trabalho do Brand Manager é fazer com que uma marca se destaque no mercado de hoje, caracterizado por um incrível nível de competição.
- Não perca a oportunidade de integrar esta profissão com o curso de gestão de marcas e publicidade Master D
O Brand Manager
O mundo empresarial de hoje é caracterizado pela competitividade.
100 anos atrás a maioria das empresas tinha entre 5 e 10 competidores – empresas similares que trabalhavam no mesmo horizonte geográfico e tinham o mesmo publico alvo. Hoje cada empresa pode ter centenas de competidores, nacionais e internacionais, que competem pela atenção dos mesmos consumidores em todo o mundo.
Diferenciar-nos nunca foi tão importante. Este é o trabalho do Brand Manager!
O brand manager, ou gestor de marca, trabalha dentro do departamento de marketing na criação de uma estratégia de branding e diferenciação, que traga vantagens para a nossa marca sobre a dos competidores.
Nesta área podemos trabalhar com o marketing digital ou com o marketing tradicional, definimos a estratégia de marca a seguir, criamos os padrões de comunicação e design, assistimos no desenvolvimento do produto e analisamos a competição.
É uma profissão muito abrangente que traz consigo muita responsabilidade.
Conheça os cursos Online Master D
O que é o branding
No mundo do marketing, todo o design, todo o envolvente, todos os pormenores são importantes para determinar o valor da nossa marca. A Coca-Cola tem um bom produto, mas será que tinha o mesmo nível de sucesso se não fosse o lettering reconhecido mundialmente, as cores vermelha e branca e toda a imageria associada?
O Brand Manager trabalha para criar estes elementos dentro da sua marca. Definimos uma imagem de marca idealizada, e todas as nossas ações devem de seguir para concretizar esta visão.
E como é o processo de trabalho do brand manager?
O primeiro passo no trabalho do gestor de marcas, presumindo que estamos a começar o processo de branding do inicio, é um processo de análise. Realizamos uma análise externa do mercado, onde é analisado o ambiente de mercado, os possíveis fatores influenciadores do nosso negócio e a nossa competição.
Modelos conhecidos para esta análise são as “5 forças de Porter” que determina a competitividade entre as marcas, o poder que os consumidores têm sobre a marca, ou que a marca tem sobre os consumidores; a análise de fatores socio-económicos, demográficos e regionais, que analisam a estrutura do mercado onde a empresa está a investir, e a segunda parte da análise “SWOT” que determina as oportunidades e desafios que a empresa irá verificar no novo empreendedorismo.
Grandes empresas, muitas vezes, só começam a conceber o produto depois de realizar esta análise – verificam o potencial do produto dentro do contexto do mercado e determinam se vale a pena ou não realizar o investimento. Empresas mais pequenas, e projetos de empreendedorismo individual muitas vezes só realizam esta análise quando o produto já está criado e definido. A análise à priori dá a oportunidade das marcas de adaptarem o produto para as necessidades específicas da população, à sua cultura e ideais.
Posteriormente realizamos uma análise interna.
Nesta fase queremos comparar o nosso produto com a competição e com as expectativas do mercado. Qual é o sentimento que estamos a transmitir, o que é que as nossas cores significam para os nossos consumidores, como é que as pessoas nos vêm e que papel estamos a ter.
Adaptar a nossa oferta à análise de mercado, numa fase inicial de lançamento é o processo ideal para criarmos um branding forte.
Começar uma carreira enquanto Brand Manager
O mundo do marketing continua em expansão! Com a forte competição que existe entre marcas, o papel do brand manager tornou-se mais importante do que nunca.
Começar uma carreira em brand management é começar uma carreira em marketing. O conhecimento é importante, mas a experiência também é. Será muito difícil de uma empresa confiar a sua estratégia de marketing a alguém sem experiência prior.
Recomendamos que comece a sua carreira enquanto brand manager, com uma formação forte, como o curso de Gestão de Marcas e Publicidade na Master D.
Nesta formação irá conhecer as estratégias de branding que criam valor para o consumidor e para a empresa, irá desenvolver técnicas de comunicação orientadas para o posicionamento da marca, interligar as diferentes ferramentas de gestão de marketing, e as diferentes ferramentas de produção de conteúdo, e mais – conheça o programa completo na nossa página de curso!
No final do curso, o formando vai ter acesso a uma bolsa de estágio e uma bolsa de emprego que o poderão auxiliar na procura da primeira experiência profissional!
Com a primeira experiência profissional, o formando vai continuar a progredir na carreira, estando apto para trabalhar como:
- Brand Manager;
- Gestor de Produto;
- Media Planner;
- Criativo;
- Consultor de Marketing;
- Gestor de Eventos.
Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira na área da Gestão de Marcas!
Esta notícia ainda não tem comentários