Candidatura Espontânea : Destaque-se da Competição
- A prática da candidatura espontânea, sendo cada vez mais rara, é uma excelente forma do candidato se diferenciar – mostrar pro-atividade e interesse específico pela empresa a que se candidata!
- Distinga-se de outros candidatos com uma formação certificada Master D!
Índice
- O que é a candidatura Espontânea?
- Como se cria uma candidatura espontânea
- Curriculum Vitae – CV
- Personalizar
- Ser breve, mas explicativo
- Elegância e Profissionalismo
- Fotografia
- Carta de motivação
- Escreva de forma simples e direta
- Direcione o conteúdo às necessidades da empresa
- Destaque-se da competição com uma formação certificada!
- Cursos de Energias Renováveis
- Cursos de Marketing Digital
- Curso de Wedding Planning e Organização de Eventos
- Conheça os Formandos Master D
O que é a candidatura Espontânea?
A candidatura espontânea é a forma do candidato demonstrar interesse em trabalhar com uma entidade sem que tenha havido um pedido formal por colaboradores. Candidatamos-mos a uma empresa sem que tenha existido um anúncio de emprego.
É uma alteração na dinâmica de contratação.
Com a candidatura espontânea a empresa sabe que o candidato está interessado a 100% na posição em que se está a candidatar. A empresa sabe que o candidato fez uma pesquisa, conheceu o projeto e que está disposto a ir mais além para juntar-se à equipa.
Hoje em dia o processo de recrutamento é bastante automatizado, com plataformas como o Linkedin e como a Indeed que apresentam centenas de ofertas de trabalho – existe a tendência de enviarmos a nossa candidatura em formato “Ctrl + c … Ctrl + v”.
Com a candidatura espontânea, escrevemos uma carta de apresentação personalizada, apresentamos um currículo curado para ir ao encontro das necessidades da empresa, e apresentamo-nos de forma distinta - transmitimos confiança à entidade empregadora.
Como se cria uma candidatura espontânea
A candidatura espontânea deve de começar sempre pela seleção das empresas com quem queremos trabalhar. Se já trabalhamos no ramo podemos conhecer algumas empresas nas quais estamos interessados; se estamos a começar a nossa carreira podemos ter de fazer uma pesquisa mais profunda. O importante é conhecermos plenamente o projeto ao qual nos estamos a candidatar.
No modelo de Candidatura Espontânea, qualidade é mais importante do que quantidade. 5 candidaturas cuidadas e estudadas provavelmente terão mais impacto do que 20 candidaturas generalistas.
O departamento de recursos humanos que vai receber a nossa candidatura, recebe dezenas de emails todos os dias. A mensagem que enviamos é a nossa oportunidade de captar a sua atenção. Devemos de nos apresentar, de mostrar a nossa atividade até hoje e porque somos uma mais valia para a empresa, porque nos queremos juntar a este projeto em específico e a nossa disponibilidade. Não precisa de ser uma mensagem grande – precisa de ser uma mensagem elegante.
Os detalhes apresentaremos em anexo, no nosso CV e Carta de Apresentação.
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Curriculum Vitae – CV
O CV é a forma mais comum de os candidatos demonstrarem os seus conhecimentos, as suas capacidades e experiências. As empresas estão acostumadas aos CVs e têm espectativas altas em relação à sua qualidade.
Quando começamos a nossa carreira, provavelmente vamos colocar todas as informações sobre nós, sobre a nossa formação e capacidades e vamos ter dificuldade em preencher por completo uma página. Há medida que evoluímos, temos de ser mais seletivos – devemos de colocar a informação que é mais relevante para a empresa. As capacidades que temos e podemos aplicar neste projeto, o conhecimento que pode evoluir a empresa e os soft sillks que trazemos.
Os campos fundamentais a colocar no currículo são os dados pessoais, formação académica, atividades e experiência profissional e capacidades.
Algumas dicas para destacar o nosso currículo:
Personalizar
Existem muitas plataformas que podem auxiliar na criação do CV, mas as entidades empregadoras estão acostumadas a ver estes modelos. Não nos diferenciamos. Tomar o tempo para mexer um pouco o design, analisar os elementos que faz mais sentido estarem presentes e a ordem em que devem de estar faz a diferença na experiência que temos ao ler o currículo. Para quem tem facilidade e à-vontade com as novas tecnologias pode fazer sentido criar um design personalizado único para o seu CV.
Ser breve, mas explicativo
O currículo ideal tem uma página, no máximo duas. Por isso é importante ser breve na nossa apresentação. O formato de pontos funciona bem e é o mais comum. No entanto devemos de apresentar à empresa as nossas qualidades de forma explicita. Ao invés de colocarmos “marketing digital” na experiência profissional, podemos colocar “Marketing Digital – Gestão de Redes Sociais, criação de campanhas, análise de resultados, …”
Elegância e Profissionalismo
Independentemente da empresa para que nos estamos a candidatar, o registo do Currículo deve de ser sempre o mesmo – elegante e profissional. Estando a candidatar-nos para uma empresa jovem e dinâmica, ou para uma empresa de valores mais tradicionalistas, devemos de manter o mesmo registo de comunicação. Demonstrar a nossa personalidade e compatibilidade com a dinâmica da empresa poderá ser feito mais tarde, durante as entrevistas e momentos de contacto. Os colaboradores são representantes da marca – demonstrar um perfil profissional nunca ficará mal.
Fotografia
A escolha de colocar uma fotografia com a candidatura espontânea depende muito do candidato. Não existe uma resposta certa, universal para todas as empresas. Empresas que preferem CVs com fotografia, provavelmente irão deixá-lo explicito em ofertas de emprego anteriores. Por um lado, a fotografia permite dar uma cara à informação que estamos a ler – é possível criar mais empatia. Por outro lado, os responsáveis de recursos humanos estão habituados a ver muitos currículos, dessensibilizando-se um pouco da imagem do candidato – a fotografia pode prejudicar o candidato se não estiver de acordo com os padrões. Caso decida colocar uma fotografia, é importante que seja uma fotografia de qualidade e com perfil profissional.
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Carta de motivação
A carta de motivação deve de ser pensada como uma forma de contarmos à empresa as nossas experiências passadas e como é que elas são relevantes para este novo desafio. Deve de ser uma única página, onde colocamos menos informação do que no CV, mas onde a informação é mais detalhada.
Contamos situações especificas que aconteceram, que representaram um desafio ou uma oportunidade, como encarámos a situação, como agimos e quais foram os resultados.
Quanto mais soubermos sobre a empresa para que nos estamos a candidatar e sobre o projeto em que queremos entrar, mais específico poderá ser o conteúdo da nossa carta de motivação.
Algumas dicas para escrever uma carta de motivação de excelência:
Escreva de forma simples e direta
A carta de motivação é um documento que por norma tem algum texto. Escrever conteúdo de forma direta, sem rodeios, e com uma linguagem simples, que possa ser entendida por todos (quer estejam dentro da nossa área ou não), é a melhor forma de nos certificarmos que vamos captar a atenção.
Direcione o conteúdo às necessidades da empresa
Por vezes, as conquistas de que mais nos orgulhamos não são aquelas mais significativas para a empresa a que nos estamos a candidatar. Esta conquista pode ser um conteúdo excelente para falar durante a entrevista, mas durante a candidatura espontânea pode não ser ideal. Para saber o conteúdo a colocar deve de estudar um pouco sobre a empresa, sobre o mercado onde está inserida, e sobre os seus desafios atuais. Como é que as suas experiências passadas se aliam às necessidades atuais da empresa?
Destaque-se da competição com uma formação certificada!
A procura de emprego nunca foi tão competitiva como é hoje.
É importante que nos consigamos destacar e uma certificação de conhecimentos e capacidades é uma excelente forma de o fazer! Na Master D contamos com formadores de excelência com as qualificações necessárias para o ajudar a entrar na área que deseja e para o ajudar a entrar no mercado de trabalho.
No modelo E-Learning, o formando irá realizar a formação à sua medida, conforme a sua disponibilidade. Neste momento já contamos com muitos formandos que realizam a sua formação enquanto exercem uma atividade na área. No final do curso terá acesso à bolsa de empregos e bolsa de estágios da Master D que o poderão ajudar a conseguir a primeira oportunidade de trabalho!
Conheça algumas das áreas da Master D com maior procura por profissionais qualificados:
Cursos de Energias Renováveis
As Energias Renováveis são uma das áreas do futuro – cada vez mais políticas nacionais e internacionais estão direcionadas para esta atividade criando oportunidades de emprego.
A Master D dispõe de dois cursos de energias renováveis que permitem os formandos começar a sua atividade na área:
Curso de Energias Renováveis – O curso de energias renováveis é direcionado a todos os profissionais, com ou sem experiência na área, que estejam interessados na instalação de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos.
Curso de Energia Solar – O curso de energia solar é dirigido a todos os interessados, com ou sem experiência profissional na área, com interesse na instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, assim como nas técnicas de manutenção.
Cursos de Marketing Digital
Com cada vez mais empresas a investir no Digital, os profissionais de marketing estão a ser cada vez mais procurados. Hoje em dia, já é impensável para uma empresa não ter um web site, não estar presente nas redes sociais, não tomar partido das ferramentas digitais… O profissional de marketing pode estar envolvido em todos estes aspetos.
Na Master D dispomos de vários cursos relativos a esta área:
Curso de Marketing Digital – O curso de marketing digital prepara os formandos para posições de gestão – terá conhecimentos das várias áreas envolventes do marketing digital para conseguir tomar decisões holísticas que tragam o maior retorno das várias seções do departamento.
Curso de Marketing Digital com especialização em E-Commerce – O E-Commerce é cada vez mais relevante. Com a formação Master D, o formando terá as capacidades para tomar partido desta crescente tendência no mercado!
Curso de Gestão de Redes Sociais – Com o curso de Gestão de Redes Sociais, os formandos ficarão aptos a começar a sua atividade profissional na área como social media managers, accounts, gestores de projetos, ou como trabalhadores independentes na área!
Curso de Gestão de Marcas e Publicidade – O curso de Gestão de Marcas e Publicidade prepara os formandos para as posições estratégicas do marketing. Aprenda as estratégias de branding que trazem valor para a marca, desenvolva técnicas de comunicação profissional, e perceba o impacto dos novos meios digitais no mundo empresarial, entre outros.
Curso de Wedding Planning e Organização de Eventos
O curso de Wedding Planning é um dos mais procurados pelas incríveis oportunidades de carreira que pode criar. Os casamentos e eventos não irão acabar; e precisam de profissionais qualificados para ajudar na sua preparação. Nesta área, a excelência é um imperativo, e uma formação certificada que lhe oferece as mais recentes técnicas e o conhecimento necessário é a melhor forma de começar a sua carreira.
Após concluir a sua formação irá ter o conhecimento e técnicas necessárias para começar o seu percurso profissional enquanto Wedding Planner, coordenador de eventos, gestor comercial de eventos, decorador de eventos, ou consultor na área de eventos e casamentos.
2 respostas a Candidatura Espontânea : Destaque-se da Competição
À procura de emprego
responderOlá, Bruno
Procurar emprego é uma tarefa que requer muita dedicação, mas é importante manter a motivação. Siga-nos nas redes sociais onde vamos dando algumas dicas para ajudar a procurar emprego. Veja por exemplo aqui: https://www.instagram.com/p/CMy3rStHK4u/
Que tudo corra bem e lembre-se de que nada dura para sempre! Força!
Atenciosamente,
Master D
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