Comércio eletrónico - Uma boa aposta?
- O mundo digital é a nova casa das grandes e pequenas empresas mundiais! Neste artigo de blog apresentamos-lhe o comércio eletrónico.
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O comércio eletrónico ou e-commerce continua a crescer, Portugal não é exceção e a tendência é para se manter. Será esta uma boa aposta? Sem dúvida!
Apesar do crescimento encontrar-se abaixo da média europeia, os últimos dados indicam que em 2017, o comércio eletrónico em Portugal cresceu 12,5%, correspondendo a 4.145 milhões de euros (Fonte: Observador). Trata-se, assim, de um terreno bastante fértil e a explorar e demonstra uma maior confiança por parte dos consumidores em comprar pela internet e cada vez mais faz parte da sua realidade.
Mas afinal o que é o e-commerce e que tipos existem?
O e-commerce ou comércio eletrónico designa qualquer negócio ou transação comercial efetuada de forma virtual. Contudo, há diferentes tipos de comércio eletrónico:- Business to Business (B2B): Transação entre empresas
- Business to Consumer (B2C): Transação entre o consumidor e a empresa
- Consumer to Consumer C2C): Transações entre consumidores
Que desafios as empresas encontram na criação de um negócio eletrónico?
Um dos grandes desafios das empresas na Era Digital é ter uma loja virtual original e que se diferencie da concorrência. Por outro lado, as questões técnicas são fulcrais para o seu bom desempenho, sendo a experiência do cliente de valorizar ao máximo. O nosso concorrente está à distância de um clique! Por isso os desafios são muitos nomeadamente um layout atraente, navegação rápida e intuitiva, as características dos produtos devem ser completas e nunca negligenciar a questão de segurança dos dados do cliente. Outra das questões a ter em conta são os valores da marca e transmiti-los ao cliente para que se sinta mais confiante e volte.4 erros a evitar:
1.Processos de check-out e pagamento demasiado longos e complexos
2. Informação excessiva
3.Passos que o cliente não está à espera
4.Falta de clareza na altura do pagamento, condições de compra, critérios de troca...
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