Community Manager: Começar a trabalhar na Área
Publicado em 07 de Outubro de 2022
- O Community Manager tem um papel fulcral na relação empresa / consumidor.
- Se é um comunicador natural, com interesse em começar a sua carreira como community manager, não perca o curso de Gestão de Redes Sociais Master D.
Índice
O Community Manager
O ambiente empresarial de hoje já não tem nada a haver com o que era há 20 anos atrás. Já não tem nada a haver com o que era há 5 anos atrás. Todos os dias vemos inovações a serem lançadas no mercado – novas formas de comunicarmos, novas formas de reagirmos, novas formas de nos mantermos atualizados.
Numa altura em que as interações empresa/ consumidor reinam; o Gestor de Comunidades, ou Community Manager ganha um papel fundamental na estratégia de grandes e pequenas empresas. Dizemos que se passou de uma comunicação unidirecional (quando as empresas comunicavam com os consumidores sem receberem a sua resposta), para uma relação bidirecional – as empresas criam a sua estratégia de comunicação e os consumidores reagem, comentam e partilham o seu próprio conteúdo.
As redes sociais são uma das grandes ferramentas de marketing empresarial que continua a ganhar relevância – pequenas e grandes empresas procuram profissionais qualificados com os conhecimentos certos para aumentar o engagement, a reputação e as vendas da marca.
Community Manager – uma profissão com procura de emprego
O Facebook tem quase 2 Milhares de Milhões de usuários diariamente ativos, o Instagram tem 500 milhões.
As redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia, e uma empresa que se nega a aproveitá-las, é uma empresa que não chega a um publico gigante. De acordo com a Sprout Social, 21% dos consumidores estão mais aptos a fazerem compras de uma marca que está presente nas redes sociais.
Em países como os Estados Unidos, as empresas já tomam partido total destes fatos. Empresas como a Wendy’s ganharam notoriedade mundial através das suas redes sociais.
Em Portugal também já estamos habituados a receber comunicações de marcas através das redes sociais.
No entanto, a área do marketing é muito competitiva para os trabalhadores. Pequenas empresas podem preferir ter uma equipa de marketing pequena, muitas vezes de uma só pessoa, que tem de realizar todas as atividades de marketing – torna-se difícil de essa pessoa se especializar e dar a devida atenção a cada uma das atividades.
O Community Manager de uma empresa, por vezes é um profissional que por ventura entrou no departamento de marketing e agora faz um pouco de tudo – muitas empresas não estão a tomar o proveito total das suas Redes Sociais. Estão a precisar de colaboradores qualificados com os conhecimentos necessários para fazer a diferença.
Não é difícil de um profissional qualificado se destacar da competição.
Qual é o trabalho dos Community Managers?
Os Community Managers são responsáveis por manter e fazer crescer a comunidade e notoriedade de uma empresa.
As suas funções variam de empresa para empresa, mas por norma englobam todos os aspetos da gestão de comunicação interna e externa. As suas atividades passam por:
- Análise de Redes Sociais – Fazer uma análise das redes sociais da empresa, determinar o que está a funcionar e o que não está a funcionar. Quais são as publicações que estão a ter um maior engagement, e se vale a pena continuar a realizar as publicações que não estão a ter resultados tão positivos.
- Criação de Conteúdos – O community manager pode ser responsável por toda a comunicação da empresa. Vai ter de criar conteúdo para as Redes Sociais, para blogs, artigos de comunicação interna, ou newsletters.
- Planeamento de Redes Sociais – Decidir o que deverá de ser publicado e quando deverá de ser publicado, realizar o agendamento e examinar/ reportar os resultados.
- Relações publicas – A comunicação externa da empresa é responsabilidade do community manager – isto engloba a comunicação com seguidores, comunicação com clientes, comunicação com fornecedores e até jornalistas.
Em muitas empresas, o community manager e o social media manager são a mesma pessoa. A diferença entre os cargos, por norma, é o leque de atividades. O social media manager por norma tem a responsabilidade de trabalhar as redes sociais da empresa, representando a marca e criando uma relação com os seguidores/ usuários. O Community Manager vai mais além – pode estar presente em todos os aspetos da comunicação da empresa – online e offline. Conheça a área de Gestão de Redes Sociais!
Começar a trabalhar como Community Manager
Existe um nível de competição extremamente alto nas áreas relacionadas com o marketing. Muitas empresas ainda estão a construir o seu departamento e não têm conhecimentos completos sobre os requerimentos para terem sucesso.
Existem muitos tutoriais e guias na internet sobre como começar a sua carreira nesta área, mas pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de antigos formandos, uma formação especializada é o ideal. O mundo do marketing está sempre a evoluir, com novas plataformas, técnicas, conhecimentos e ferramentas – só com bases sólidas sobre as áreas com que estamos a trabalhar é que conseguimos acompanhar esta evolução.
O curso de Gestão de Redes Sociais da Master D cria estas bases!
Esta formação oferece uma abordagem prática e direta, que cria capacidades que vão ao encontro das necessidades presentes no mercado. Poderá realizar o curso de forma totalmente online, de forma presencial, ou semi-presencial.
No final do curso deverá conhecer as plataformas de redes sociais de um ponto de vista profissional, sabendo criar e configurar as páginas de forma a trazer o maior retorno para a empresa; saberá criar uma estratégia de marketing e estratégia de criação de conteúdos e campanhas; deverá conhecer as métricas que guiam as decisões das grandes empresas; e deverá saber aplicar boas práticas de marketing nas redes sociais.
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