Como criar uma marca de sucesso: 7 pontos essenciais para ser eficaz
- Para criar uma marca é necessário uma estratégia e planeamento focado, pronto para fazer a mensagem correta chegar aos nossos consumidores!
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Índice
- Gestão de Marca
- Como fazer uma gestão de marcas eficaz
- Como gerir uma marca: as questões essenciais
- 1. Reunir com a equipa e realizar um “brainstorming”, fazendo questões pertinentes sobre a marca
- 2. Divulgar a história da marca
- 3. A promessa da minha marca
- 4. Compromisso
- 5. Experiência do consumidor
- 6. A marca deve ser humilde
- 7. Definir e compreender o público alvo
Gestão de Marca
A gestão de uma marca ou “brand management” é o processo de criação de uma imagem que transmite os valores desejados para trazer consumidores do nosso público alvo.
Quando falamos de marca referimo-nos a um produto ou serviço que facilmente conseguimos identificar e diferenciar aquilo que nos oferece. No entanto, uma marca é complexa já que é composta por um símbolo, um posicionamento, uma identidade, uma história e características próprias tangíveis e não tangíveis.
O gestor de uma marca tem de compreender que o ADN da marca é aquilo que a define, ou seja, esta é única e tem um diferencial na sua génese.
No curso de Gestão de Marcas e Publicidade este é um dos temas que fazem parte da formação e hoje explicamos melhor em que consiste.
Como fazer uma gestão de marcas eficaz
Quando pretendemos realizar a gestão de uma marca, a forma mais correta será pensar na mesma como se fosse uma pessoa. Assim devemos perceber as necessidades do público-alvo, incutir sentimentos, pensamentos e uma personalidade. No fundo, é criar relacionamento.
Compreendemos que gerir uma marca é entendê-la, quais as suas ideias e o seu produto ou serviço. Quanto mais informação tivermos mais facilmente será possível posicionar a marca na cabeça do consumidor e este é o grande objetivo de um gestor. Desta forma, conseguimos que o consumidor se lembre da nossa marca quando necessita de ver preenchida uma necessidade, ou seja, quando pretende satisfazer essa mesma necessidade.
Se o brand manager pensar sempre na marca de forma humana será mais simples de incutir um pensamento e um comportamento. Tendo em conta as necessidades do consumidor criamos uma ligação mais próxima e torna-se mais fácil conseguir um diferencial competitivo. Uma imagem coesa de uma marca potencia o seu sucesso.
Com este pensamento estratégico será então mais simples de conseguirmos aumentar o reconhecimento e notoriedade da marca, gerar empatia e diferenciação face à concorrência.
Como gerir uma marca: as questões essenciais
A gestão de uma marca passa por diferentes fases, tanto para empresas pequenas como para empresa de maior dimensão, estas fases fazem parte do planeamento estratégico. Vejamos quais são:
1. Reunir com a equipa e realizar um “brainstorming”, fazendo questões pertinentes sobre a marca
O que os meus consumidores pensam da minha marca? Qual o benefício do meu produto? Será que compreendem a minha marca? A qualidade oferecida é igual a qualidade percecionada?
2. Divulgar a história da marca
Nem todas as pessoas sabem quem é a sua marca. Assim, é importante que se partilhe a razão pela qual a marca existe. Desta forma, estamos a transformar a marca mais humana, mais transparente, confiável e mais próxima dos seus públicos. Partilhar a história, o que somos, o que gostamos, o que representamos, o que defendemos e o que é realmente importante para a minha marca.
3. A promessa da minha marca
Este ponto será o mais importante e pode ser também onde surgem mais dúvidas ao gestor. Será que aquilo que a minha marca promete consegue cumprir? Qual o valor associado à minha marca? Aqui teremos valores intangíveis e tangíveis, por norma os valores intangíveis são os mais importantes. Lembre-se que a promessa vive das expetativas que o público tem da sua marca.
4. Compromisso
Uma marca forte necessita de criar confiança no mercado onde atua, assim nunca devemos mentir e criar falsas expetativas sobre a mesma.
5. Experiência do consumidor
Perceba todos os contactos que o consumidor vai ter com a marca e trabalhe-os para que seja uma experiência única e agradável. A experiência não termina no momento de aquisição ela perdura no tempo, por isso é importante ser original e muito criativo na forma como o faz.
6. A marca deve ser humilde
As marcas sem o seu público não prosperam, por isso deve sempre agradecer e responder ao seu consumidor e assumir os erros quando os comete.
7. Definir e compreender o público alvo
Devemos criar uma segmentação do público-alvo, mas também criar “buyer personas”, ou seja, um perfil que representa o comportamento e as preferências do seu cliente-alvo, para criar ações que estejam em linha com a nossa estratégia e cumpram os objetivos propostos.
A gestão de marcas é um mundo complexo que exige a este profissional conhecer a sua marca profundamente, antes de criar qualquer tipo de ação no mercado. Devemos apostar numa coerência da marca em todos os canais onde comunicamos e, claro, compreender melhor o nosso público.
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Artigo escrito em parceria com Diana Martins, e-Tutora dos cursos na área da Comunicação e Relações Públicas da Master D.
2 respostas a Como criar uma marca de sucesso: 7 pontos essenciais para ser eficaz
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responderOlá, Emé
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