Cursos a distância? Dicas para ser mais produtivo a estudar em casa
- Saiba o que pensam os formandos Master D das suas formações e invista na sua carreira.
- Temos 11 dicas para tirar partido do estudo em casa!
Porque não estudar em casa?
Há situações em que temos mesmo de estudar a partir de casa mas isso não significa que temos de mudar totalmente os nossos hábitos.
Os cursos a distância hoje em dia são muito mais frequentes do que possa imaginar e há muita gente que procura esta forma para continuar ativa no mercado de trabalho.
Seja por falta de tempo para deslocações, vontade de conciliar a atividade profissional com o estudo, ter mais tempo para os filhos. Independentemente da motivação estudar a distância não é um problema mas sim uma oportunidade.
Há algum tempo que pensava em ter uma nova profissão e esteve a adiar? Reunimos algumas dicas que temos a certeza que vão ajudá-lo a tirar o máximo partido do seu curso online.
Ajuste à sua realidade e vamos a isso!
Dicas essenciais para fazer um curso a distância
- Contacte a equipa docente para esclarecimento de dúvidas
Avançar no estudo com dúvidas deverá ser algo a evitar. Utilize os canais habituais de contacto com o Tutor ou Preparador e resolva a dúvida o mais rápido possível.
Caso não o faça poderá prejudicar a continuidade do estudo e a assimilação dos conteúdos seguintes.
- Assista a webinars
Os webinars são excelentes formas para entrar em contacto direto com os tutores/formadores e com os colegas de curso. Este contato mais direto, mesmo nos cursos a distância, ajuda a esclarecer e são ótimas ferramentas de motivação.
- Escolha o seu local ideal de estudo
Até mesmo o ambiente onde estamos tem influência no estudo. Prefira um local arejado, com luz natural e com o menor número de distrações possível. Vai ver que o estudo renderá mais. Se gostar de ouvir música enquanto estuda e sente que o ajuda, não hesite. Mas aconselhamos que não saiba a letra para evitar que se concentre na letra em vez do estudo.
- Durma 8 horas por dia
Um descanso eficaz é fundamental para uma boa aprendizagem. Quanto mais decansados, mais ativo e mais disponível para aprender.
- Descubra a hora em que se sente mais concentrado
Manhã, tarde ou noite? Todos somos diferentes e neste caso não há exceção. Há quem prefira o estudo logo pela manhã, outros consideram a noite a sua aliada. Seja qual for o seu caso, o importante é descobrir a hora em que é mais produtivo.
- Alimente-se bem e beba água
Uma boa alimentação e hidratação potenciam o bem-estar geral e permitirá que o seu corpo responda bem melhor aos estímulos.
- Organize o seu dia
Inicie o dia planeando as tarefas que irá fazer ao longo do dia. Defina quanto tempo gastará em cada delas e discipline-se. Se preferir, defina no dia anterior o seu dia seguinte e trace as suas metas.
- Desligue-se das tecnologias não essenciais
Se puder, desligue as notificações do telemóvel. Se receber mensagens ou outro tipo de notificação, a curiosidade poderá fazer com que se distraia para ver e coloca em causa a concentração.
- Faça pausas frequentes
Por cada 50 minutos, descanse 10. As pausas são importantes para evitar o desgaste mental e a diminuição da concentração.
- Faça exercícios práticos, resumos e tópicos
Cada um de nós terá o seu método mais eficaz. Contudo, estas três situações ajudarão a reter a informação. Utilize ainda marcadores de cores para fazer destaques na matéria.
- Exercite-se
O exercício físico oxigena o cérebro e é um bom aliado do estudo. Alongamentos, Yoga, pilates... Qual o seu preferido? Se não puder sair de casa pesquise na Internet. Há muitas plataformas que disponibilizam exercícios e até aulas online.
Há algum tempo que pensava em ter uma nova profissão e esteve a adiar? Por vezes pensa que deveria reciclar os seus conhecimentos na sua profissão atual e nunca mais chegava o dia do passo em frente? Hoje é o dia!
Veja as opiniões dos formandos Master D e basta escolher a sua área ideal. É sempre tempo de aprender. E a Master D percebe de formações como nenhum outro Centro Formativo!
Esta notícia ainda não tem comentários