Desenvolvimento agrícola na beira interior – a agricultura biológica
- As oportunidades de desenvolvimento agrícola na zona da Beira Interior continuam a aumentar!
- Saiba como integrar esta área e desenvolver uma nova profissão
O desenvolvimento agrícola na Beira Interior duplicou entre 2007 e 2013. Afinal as oportunidades desta região não são tão limitadas como se julgava. Quem ainda pensa que a Beira Interior é um deserto está redondamente enganado. A região está em crescimento, principalmente no sector agrícola. O desenvolvimento agrícola na Beira Interior nota-se a olhos vistos.
Actualmente, a Beira Interior – que engloba municípios da Guarda, Castelo-Branco, Coimbra e Santarém – encontra-se em crescimento constante, sobretudo no que toca à agricultura. Destaca-se a Cova da Beira (Castelo-Branco, Fundão e Belmonte) pela aposta na produção de fruta como a cereja e o pêssego. No entanto, nem só de cerejas do fundão vive o homem. A produção de cogumelos e ervas aromáticas também se encontra em grande crescimento. A aposta nos produtos tradicionais foi, igualmente, um dos factores potenciadores do desenvolvimento agrícola na Beira Interior.
Esta região tem recebido cada vez mais “agentes de fora do sector, jovens e com elevado grau de formação escolar”. Desta forma, o sector agrícola duplicou em 6 anos o número de produtores, assim como as áreas de produção. Hoje, o investimento na certificação biológica é uma preocupação.
A agricultura biológica na Beira Interior
Entre 2014 e 2015, a região cresceu cerca de 12% em “área cultivada com agricultura biológica”. São cerca de 240 mil hectares com um valor de produção superior a 22 milhões de euros. A agricultura biológica da Beira Interior constitui já 26% da superfície cultivada com estes produtos. O consumo de produtos de agricultura biológica tem vindo a ser uma preferência e isso nota-se no crescimento desta área. Apenas 20% destes produtos são exportados, contrariamente a produtos como o vinho e o azeite biológicos. Nestes últimos as exportações constituem cerca de 90% das vendas.
Portugal é um país sempre conhecido pela sua agricultura! As produções de vinho, de cortiça, de azeitona e frutas, continuam a gerar oportunidades de carreira e de empreendedorismo.
Tendo em conta o “mercado europeu de agricultura biológica é deficitário”, Portugal tem espaço para se posicionar dentro desta área.
Fonte: ECO - Economia Online
Esta notícia ainda não tem comentários