Designer de Moda - Começar uma carreira de sucesso!
- É apaixonado por estilos, pelos tecidos e pelo mundo da moda?
- Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com os Cursos de Moda Master D!
Índice
Designer de Moda
O Mundo da Moda está em constante expansão, com novas oportunidades, novos estilos e novos desafios para profissionais com ou sem experiência!
Desde Designers de Moda que conceptualizam peças de vestuário e acessórios, a Personal Shoppers que auxiliam os seus clientes na criação de um guarda-roupa completo, harmonioso e versátil; existem excelentes oportunidades para começar uma nova carreira, evoluir profissionalmente, e criar um negócio próprio.
Se é apaixonado pelo mundo da moda, por descobrir novas tendências e por criar peças únicas e personalizadas, não perca a oportunidade de conhecer os cursos certificados Master D.
A Indústria do Design de Moda
A indústria da moda é dinâmica e altamente competitiva.
É uma área cheia de oportunidades, desde o design de peças de roupas e acessórios, à criação de merchadising, à organização de eventos e mais! Nos últimos anos, a indústria da moda tem sentido mudanças enormes, que advêm de fatores como o aumento das preocupações com questões ambientais e ecológicas, o desenvolvimento de ferramentas de e-commerce, e as alterações nas preferências dos consumidores.
Algumas das tendências e oportunidades atuais da indústria são:
- Moda Sustentável – O aumento da comunicação sobre questões ambientais teve um grande impacto no mundo da moda, refletindo-se no aumento da procura de materiais sustentáveis e técnicas amigas do ambiente.
- E-commerce no mundo da moda – A evolução tecnológica transformou a forma como os utilizadores fazem as suas compras. Desta forma, os Designers têm mais oportunidades para chegar a novos consumidores e apresentar os seus produtos a um público mais amplo.
- Diversidade e Inclusão – A indústria tem feito excelentes esforços para trabalhar os temas de diversidade e inclusão. Estes são temas, que são incrivelmente relevantes e necessitam sempre de atenção.
- Integração tecnológica na moda – As novas tecnologias estão a integrar o mundo da moda com inovações como a impressão 3D e wearable tech. As novas possibilidades que as tecnologias criam podem gerar excelentes oportunidades profissionais e podem auxiliar na criação de peças únicas.
Conhecimentos e Capacidades para ser Designer de Moda
O Designer de Moda é um profissional criativo que conceptualiza e cria peças de vestuário, acessórios e calçado. É um profissional fundamental na indústria da moda, responsável pelo desenho, desenvolvimento e produção de peças que dão resposta às necessidades, gostos e desejos de um público-alvo específico.
Muitos profissionais do mundo da moda consideram os Designers como sendo artistas que criam designs únicos, estéticos e harmoniosos, que têm em consideração a anatomia do nosso corpo e do corpo específico dos seus modelos – incorporam técnicas de estética e de funcionalidade para criar peças incríveis, que transmitem emoções e mensagens fortes.
O seu trabalho envolve a seleção de tecidos, o esboço das peças, criação de padrões, desenvolvimento de fichas técnicas e a monitorização do processo de produção. Para ter sucesso nesta indústria, os profissionais precisam de desenvolver um conjunto de competências e de técnicas como:
- Criatividade – O Design de Moda baseia-se muito na capacidade de pensar de forma inovadora para criar peças únicas, apelativas e transformadoras;
- Detalhes – O mundo da moda procura precisão. Os profissionais trabalham todos os detalhes no posicionamento e design dos elementos desde as costuras aos botões;
- Adaptabilidade – As tendências estão em constante transformação e é necessário mantermo-nos atentos – tanto em termos de estilos como de técnicas.
- Comunicação – O Designer de moda deve de conseguir transmitir a sua visão para a sua equipa e clientes;
- Competências de Gestão – Compreender o lado do negócio da moda, desde o marketing até à contabilidade, gerará mais oportunidades e facilitará o processo de criar uma marca própria;
- Competências técnicas – Os Designers de Moda devem de desenvolver as suas competências técnicas desde a capacidade de coser, criar padrões, trabalhar fichas técnicas, perceber a teoria de cores, compreender a figura e anatomia humana, trabalhar com diferentes tecidos e materiais e gerir coleções de moda. Mais recentemente, uma das técnicas fundamentais para o desenvolvimento profissional, é a capacidade de trabalhar com softwares profissionais que auxiliam na criação de designs e na partilha destes designs com os restantes profissionais da equipa.
O Designer de Moda de sucesso estará em constante evolução. Terá de estar a par das novas tendências, tem de criar competências criativas e competências técnicas.
Começar uma carreira no Mundo da Moda
Pela nossa experiência enquanto profissionais de moda, a melhor forma de começar uma carreira na área é com uma formação certificada.
Os cursos de moda Master D foram criados com o objetivo de preparar os formandos para os desafios profissionais que poderão sentir ao começar a sua carreira e para conseguirem continuar a evoluir com as evoluções no mundo da moda.
Começamos por trabalhar os princípios básicos do mundo da moda, desde a sua história aos princípios de design, para posteriormente trabalharmos com as técnicas e ferramentas modernas que são utilizadas pelos profissionais da área.
Os formandos poderão optar pelos seguintes cursos de formação profissional na área da moda:
Curso de Design de Moda – Aprenda a desenvolver coleções de vestuário e acessórios desde a escolha dos materiais e acabamentos, à análise de tendências, à combinação de cores e texturas de forma harmoniosa. No final do curso, o formando estará pronto para começar o seu percurso enquanto: designer de moda, designer têxtil, figurinista, ilustrador, diretor criativo ou coolhunter.
Curso de Personal Shopper – Aprenda a combinar vestuário e acessórios para criar um visual completo que seja atraente, versátil e coerente com o objetivo do seu cliente. No final do curso, o formando terá o conhecimento e as competências para começar o seu percurso enquanto: personal shopper, consultor de moda, stylist, editor, responsável de guarda-roupa, produtor, vitrinista ou curador de moda.
Curso de Marketing e Comunicação de Moda – Aprenda os conceitos, as ferramentas e estratégias de marketing tradicional e digital aplicados à indústria da moda. No final do curso, os formandos estarão preparados para começar o seu percurso enquanto: fashion content managers, gestores de redes sociais, gestores de marketing digital, coolhunters, gestores de comunidade e organizadores/ coordenadores de editoriais de moda.
No final dos cursos de moda, os formandos terão acesso à Bolsa de Estágio e Bolsa de Emprego Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade profissional. Contamos com mais de 1500 empresas parceiras nas diferentes áreas de atividade!
Oportunidades Profissionais
Com o desenvolvimento da indústria da moda, têm surgido muitas oportunidades para novos designers começarem e evoluírem na sua carreira.
As novas tecnologias facilitaram o processo de criação e desenvolvimento de uma marca – hoje é possível criar uma marca de roupa e comercializá-la a 100% através de meios digitais como as redes sociais e um website, sem necessitar de recorrer os custos associados a uma loja física. Igualmente, existem empresas de armazenamento de stock que facilitam o processo de entrega de produtos, empresas de comunicação que trabalham o marketing da marca e gabinetes de design de moda que criam peças únicas e atuais para o público-alvo definido.
Com o curso de Design de Moda, os formandos estarão prontos para começar a sua atividade profissional em empresas como:
- Gabinetes de Design de Moda;
- Unidades de produção, fábricas têxteis e de confeção de vestuário ou acessórios;
- Ateliers de moda;
- Teatro, cinema e televisão;
- Gabinetes de previsão de tendências.
Em média, o designer de moda com média experiência poderá receber salários por volta dos 1300€ mensais. No entanto, esta é uma área que permite estar em constante evolução. Estando atento às novas tendências e trabalhando sobre as competências base do Design de Moda, os profissionais da área poderão conseguir salários que ultrapassam os 2000€!
Esta também é uma área com excelentes oportunidades para profissionais que procuram começar o seu próprio negócio ou trabalhar enquanto trabalhadores independentes. Nestes casos, a possibilidade de vencimento está muito dependente das suas competências tanto enquanto designers, como enquanto promotores próprios, como capacidades de negócio!
Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área da moda com os Cursos Online Master D!
Esta notícia ainda não tem comentários