Devia comer 6 cores por dia. Sabia?
- Uma alimentação onde estão presentes as várias cores do arco-íris, garante que estamos a ingerir os diferentes nutrientes, necessários para prosperarmos!
- Gostaria de começar a sua carreira na área da dietética? Conheça o curso de Dietética, Nutrição e Suplementação Desportiva.
Índice
Dieta Colorida = Alimentação Saudável
Já ouviu a expressão de “comer o arco-íris”?
As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos que, para além de conferirem a cor, desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo contra algumas doenças.
Uma dieta colorida é o sinal de uma alimentação saudável!
Costuma ter estes cuidados? Se não costuma, confira a nossa lista de cores abaixo e alguns dos alimentos associados, para começar a colher os seus benefícios a curto e longo prazo!
Alimentos Brancos
Entre os alimentos brancos destacamos a couve-flor, o leite, o nabo, a cebola e a batata – fontes de cálcio e potássio que são minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, protegendo os nossos ossos, baixando o colesterol e aumentando a regulação dos batimentos cardíacos.
Estes alimentos são igualmente importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos Vermelhos
94% da composição da melancia é água!
Os frutos e vegetais vermelhos obtêm a sua cor dos pigmentos naturais das plantas chamado de licopeno – substâncias que funcionam como um antioxidante natural.
A ingestão de alimentos vermelhos como o morango, o tomate, a melancia, a framboesa e a beterraba reduz os riscos de ataques cardíacos e certos tipos de cancro, principalmente o da próstata.
Alimentos Amarelos
De certeza que já ouviu a expressão “Comer cenoura faz bem aos olhos”!
A cor amarela e laranja é conferida aos frutos e vegetais que têm na sua composição pigmentos naturais chamados de catenoides, muitos deles convertidos em vitamina A que é essencial para a boa saúde da visão, do sistema imunológico, da pele e dos ossos.
Podemos encontrar estes atributos em alimentos como a cenoura, a abóbora, a manga e a laranja.
Alimentos Roxos
As uvas têm um elevado teor antioxidante.
Alimentos de cor roxa como as uvas, as ameixas, os figos e os repolhos contêm ácido elágico, uma substância responsável por retardar o envelhecimento, reduzir a pressão arterial, ajudar na redução de doenças cardiovasculares e melhorar a função da memória.
Alimentos Verdes
O abacate é um fruto calórico, mas a sua gordura é considerada benéfica!
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, espargos, abacate, feijão verde ou kiwi possuem clorofila e vitamina A. Estas substâncias ajudam na desintoxicação das células, inibem as ações dos radicais livres, têm um efeito anticancerígeno e ajudam na proteção do coração.
Alimentos Castanhos
Os frutos secos são melhores ao natural, sem a adição de sal.
Alimentos castanhos como as nozes, a aveia, castanhas e cereais integrais têm fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E – melhoram as funções do intestino, ajudam no combate à ansiedade e depressão e previnem alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares.
A cor dos alimentos revela parte da sua composição nutricional!
Por outro lado, pode ser uma boa referência para a manutenção de uma alimentação saudável, variada e equilibrada – quanto maior for a variedade de cor, maior seria a quantidade de nutrientes diferentes que estamos a ingerir.
Cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada alimento. Por isso, prefira um prato cheio de cor!
Gostava de aprofundar a temática da nutrição e bem-estar?
Conheça o curso de Dietética, Nutrição e Suplementação Desportiva, e prepare-se para começar a sua nova carreira!
Esta notícia ainda não tem comentários