As energias renováveis solucionam muitos problemas – Curso de Energia Solar
Índice
- Conheça a opinião do Cristóvão Andrade acerca do Curso de Energias Renováveis.
- Saiba mais acerca do Campus Virtual Master D e como pode estudar a distância (e-learning) sem complicações.
A produção de energia solar foi a que gerou mais empregos
Há já alguns anos que acompanhamos a intensificação dos debates sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, tanto através da reciclagem do lixo doméstico e da mudança de hábitos de consumo, como a nível empresarial, sobretudo no desenvolvimento de fontes de energia que não agridem a camada do ozono, como fazem os combustíveis fósseis. Felizmente, o que se vê, até mesmo a nível nacional, é uma constante evolução dos investimentos e dos retornos sobre as fontes de energia renováveis, como a energia eólica e solar.
Segundo a Associação de Energias Renováveis (APREN), março de 2018 foi um mês histórico para o país, já que, pela primeira vez, as fontes de energias renováveis foram capazes de suprir as necessidades de consumo mensais de Portugal Continental. Neste mesmo ano, também de acordo com a APREN, a produção de energia renovável permitiu poupar 1,2 milhões de euros na importação de gás natural e carvão (combustíveis fósseis) e a redução de 12 megatoneladas de CO2 a nível continental. Ou seja, há um cenário positivo para o meio ambiente em Portugal. Mas e a nível do mercado, estas novas energias têm solucionado problemas de desemprego?
Na Master D acreditamos que sim, e há dados que justificam o nosso otimismo. Ainda segundo a APREN a produção de energia solar foi a que gerou mais empregos, registando, entre 2014 e 2018, uma média de 10 colaboradores por MW instalado. Este valor é 5 vezes superior ao da fonte hídrica. Ainda sobre as Fontes de Energia Renováveis (FER), a estimativa é de que, até 2030, mais de 160 mil pessoas estejam a trabalhar neste setor. Portanto, se pretende especializar-se numa área que está em expansão e que respeita o meio ambiente, a Master D soluciona este problema com o Curso de Energia Solar.
Como trabalhar com Energia Solar
Esta é uma área que requer conhecimentos técnicos muito específicos e uma boa formação fará a diferença na altura de procurar emprego. Assim, é fundamental dominar algumas temáticas como:
- Metrologia oficinal;
- Eletricidade;
- Instalações elétricas;
- Tecnologia e mecânica dos materiais;
- Processos de fabrico e corrosão dos materiais;
- Pneumática;
- Higiene, saúde e segurança no trabalho;
- Energias renováveis e não renováveis;
- Energia solar e eólica;
- Instalações fotovoltaicas;
- Constituintes das instalações fotovoltaicas.
- Dimensionamento de instalações fotovoltaicas;
- Constituição, instalação e execução dos sistemas AQS.
Problemas solucionados pelo Curso de Energia Solar da Master D
Na opinião dos formandos da Master D, este curso ajuda a resolver problemas práticos que poderão encontrar no quotidiano da profissão. Ao longo desta formação são ensinados: os princípios de eletricidade dos sistemas solares fotovoltaicos; os diversos tipos de energias renováveis, o seu funcionamento e potencial de aproveitamento; a normativa pela qual as instalações solares se regem; entre muitos outros conhecimentos que ajudam os formandos da Master D a solucionarem os problemas quotidianos da profissão. Assim os formandos tornam-se aptos a atuar como orçamentistas e instaladores de Sistemas Solares Térmicos e Sistemas Solares Fotovoltaicos; colaboradores no dimensionamento e manutenção de Sistemas Solares Térmicos e de Sistemas Solares Fotovoltaicos; comerciais de Sistemas Energéticos Solares. Esta diversidade de saídas é, na opinião dos formandos da Master D, uma das principais mais valias deste curso.A Master D soluciona os problemas de inserção laboral
A conclusão dos cursos da Master D tem como requisito a aprovação no Módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (MDPP). Este módulo é composto por um conjunto de atividades que desafiam os formandos a desenvolverem atitudes e que desenvolvam o profissionalismo necessário para alcançarem as suas metas profissionais. Assim, os mesmos aprendem a construir e atualizar o curriculum e a carta de apresentação, participam em workshops e simulam entrevistas de trabalho.
Com o objetivo de ajudar os formandos a resolverem os seus problemas para conseguirem o seu emprego, a Master D dispõe de uma equipa ímpar: o Serviço de Inserção Laboral (SIL). Aqui os currículos dos formandos são encaminhados para empresas parceiras afim de preencher vagas de estágio ou de trabalho. Através do Campus Virtual, o formando pode ainda ver as ofertas de emprego do momento e candidatar-se às mesmas.
Sempre que precise, a equipa do serviço de inserção laboral apoia no processo de candidatura. Investir no seu futuro profissional com a Master D é uma aposta ganha!
Esta notícia ainda não tem comentários