Front-End Developer: Começar uma carreira de Sucesso
- O Front-End Developer é um dos profissionais do futuro! As empresas continuam a dar mais importância aos aspetos digitais do seu negócio, e esta atenção traz consigo muitas oportunidades de emprego e desenvolvimento para os profissionais de front-end development!
- Não perca a oportunidade de se juntar a esta profissão em crescimento com o curso de Web Design Master D!
Índice
Front-end Developer - Profissão e Funções
O front-end developer é responsável pela parte visível dos sites. Quando abrimos uma página Web, estamos a ver o seu trabalho – o design.
O front-end Developer domina o UI (user interface) – é ele que vai determinar o que cabe a cada página de um web site, onde é que cada elemento deve de estar e como é que eles devem de interagir entre si. O seu trabalho é criar uma página “bonita”, que representa a marca com que está a trabalhar e que seja compreensivo de utilizar para o usuário.
Esta é uma área em franco crescimento.
A época em que vivemos é a Golgen Age do empreendedorismo. Nunca houve tantas empresas a serem criadas, e nunca houve tanta competição entre elas. Estas novas empresas e start-ups sabem que um bom produto já não é suficiente para as distinguir no mercado. Mais do que a sua oferta, é a sua imagem que as irá diferenciar.
Neste sentido, o front-end developer tem um papel fundamental. Os nossos websites são as novas “lojas” e tal como uma loja tem de estar bonita e bem-apresentada, o nosso website também tem de estar. As novas empresas a trabalhar no mercado B2C (business to consumer) estão a querer distinguir-se com websites diferentes, websites impactantes, websites que tragam à vida a imagem que a marca representa.
Um Exemplo. Quando pensamos nas Havaianas, pensamos em praia, pensamos em cor e em vida. Agora imagine que o site Havaianas era todo a preto e branco, com uma font genérica, com um design “despido” da sua energia. Não fazia sentido. Provavelmente iriamos pensar que era um website falso.
Receba Mais informações sem Compromissos
Front-end developer e back-end developer
Enquanto que o front-end developer se preocupa com a imagem e estética do website, o back-end developer vai-se preocupar com o seu bom funcionamento. Quando clicamos num link temos de ir para a página certa, não pode haver um tempo de espera superior a 2 segundos, o site tem de estar protegido e tem de cumprir as normas legais (por exemplo, relativas à recolha de dados).
O back end dedica-se mais aos aspetos funcionais, o front end dedica-se mais aos aspetos criativos.
Em empresas de grande dimensão, em agências de Marketing, ou em agências de publicidade, estas funções estão dedicadas a pessoas diferentes. Em empresas singulares ou em pequenas agências, existem muitos profissionais que desempenham ambas as funções.
Como trabalhar como front-end developer
Hoje, as áreas do Marketing Digital já estão bastante avançadas e trazem consigo oportunidades de carreira especializada. Na nossa carreira, temos a oportunidade de nos especializar numa área, mas para tal necessitamos de fortes conhecimentos sobre as ferramentas, sobre as linguagens e técnicas base.
Existem muitos tutoriais e guias na Internet que muitas vezes servem como um excelente começo para a área do front-end development. Conseguimos ter um primeiro contacto com as ferramentas, criamos os nossos primeiros projetos, e percebemos se realmente queremos seguir a área ou não.
No entanto, pela nossa experiência, estes tutoriais não dão bases suficientemente fortes. Conseguimos seguir os guias e replicar os projetos, mas é difícil de criarmos os nossos próprios sites. O curso de Web Design Master D dá resposta a este problema!
O curso de Web Design da Master D foi criado para todos, profissionais ou iniciantes, que querem desenvolver a sua prática ou começar a sua carreira enquanto front-end developers. Neste curso trabalha-se as linguagens base do Web Design – HTML, CSS e Javascript; e o mais importante gestor de conteúdos Web – o Wordpress.
Não perca a oportunidade de começar a sua carreira enquanto front-end developer!
Conheça o curso de Web Design Master D
Saídas profissionais
Com o curso de Web Design Master D, os formandos ficam aptos a trabalhar enquanto web designer, como consultor, como front-end developer, especialista em Wordpress, especialista em UI/UX, ou interface & web developer.
Os formandos ficam aptos a trabalhar em empresas de web design, agências de marketing ou publicidade, empresas independentes a investir no seu marketing digital, ou enquanto freelnacers.
O salário das áreas relacionadas com o front-end development pode ser bastante aliciante!
É possível ser front-end Developer em Freelance?
O front-end developer pode trabalhar numa variedade de projetos. Existem empresas grandes que necessitam de uma equipa de marketing para desenvolver o seu Web Site, mas também existem empresas mais pequenas que necessitam de profissionais qualificados para criarem as suas páginas.
Negócios como clínicas veterinárias, como clínicas dentárias, lojas pequenas e até projetos ligados a novos meios multimédia como os NFTs, necessitam de profissionais qualificados para desenvolverem os seus projetos.
Por isso sim, é possível que o front-end developer trabalhe sozinho enquanto freelancer. Poderá também desenvolver projetos em free lance para agências de marketing que depois passarão o projeto para os seus clientes.
Esta notícia ainda não tem comentários