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Quanto ganha um Gestor de Redes Sociais?

  • As Redes Sociais tornaram-se num dos principais espaços de venda e promoção para marcas nacionais e internacionais!
  • Não perca a oportunidade de começar uma carreira na área com o Curso de Gestão de Redes Sociais.
quanto ganha um gestor de redes sociais

O Salário do Gestor de Redes Sociais

O salário médio do gestor de redes sociais em Portugal ronda os 1000€ mensais, sendo que este valor depende muito da experiência profissional e da empresa onde se trabalha.

Em inicio de carreira o salário médio ronda os 900€, enquanto que um profissional com experiência poderá receber valores que rondam os 1300€ trabalhando 40 horas semanais.

Avançando na sua carreira, o profissional de gestão de redes sociais poderá atingir novos cargos profissionais como Gestor de Projetos, com um salário médio de 1600€ mensais.

Profissionais com experiência nesta área também têm a possibilidade de trabalhar enquanto freelancers ou abrir o seu próprio negócio – nestes casos o seu rendimento mensal estará dependente de muitos outros fatores, como os serviços que disponibilizam, a capacidade de conseguir clientes e o portfolio de casos de sucesso.

Curso de Gestão de Redes Sociais

Carreira enquanto Gestor de Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se num dos principais palcos para marcas se conectarem com clientes, possíveis clientes e utilizadores.

  • O Facebook é uma das maiores plataformas de anúncios de hoje;
  • O Instagram permite expandir e fortalecer a imagem da marca na mente de clientes passados e novos visualizadores;
  • O Twitter permitiu que empresas comunicassem de forma fácil e direta com os seus consumidores.

E com este aumento na importância das redes sociais, surgiram novas oportunidades para profissionais com conhecimentos e experiência se destacarem.

Grandes marcas começaram a adotar esta forma de comunicação e outras empresas seguiram. No entanto, ainda existem muitas empresas que não estão a tirar o máximo proveito deste meio. Muitas empresas optam por dar as funções de gestor de redes sociais, ou social media manager, a um membro da equipa não especializado que desempenha outras funções ao mesmo tempo.

Com o aumento da competição por espaço dentro das redes sociais, esta estratégia muitas vezes não traz o retorno esperado e as empresas começam a desistir de as utilizar.

A verdade é que as redes sociais ainda são um excelente espaço para conseguir novos consumidores ou incentivar clientes passados a voltar a comprar, mas são precisas técnicas e conhecimento sobre a área e sobre as diferentes plataformas.

O Curso de Gestão de Redes Sociais da Master D prepara os formandos para os desafios dentro desta área, combinando aulas teóricas com atividades práticas que os formandos irão desenvolver ao longo da formação. Durante o curso irá ter contacto com as diferentes plataformas - Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Tik Tok; irá conhecer as especificidades de cada uma delas, compreender as métricas que cada usa, as diferentes melhores práticas que devem de ser aplicadas e irá saber conciliar estratégias de Social Media com estratégias de Marketing digital.

No final do curso, o formando estará preparado para desenvolver a sua atividade profissional enquanto:

  • Community Manager (gestor de comunidade)
  • Social Media Manager (gestor de redes sociais)
  • Account
  • Gestor de Projetos
  • Digital Strategist (estratégia digital)

No final do curso terá ainda acesso à bolsa de estágio e bolsa de emprego da Master D que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho na área.

salário de gestor de redes sociais

Trabalhar por conta própria em Gestão de Redes Sociais

Social Media Management é uma excelente área para se trabalhar por conta própria ou para criar uma empresa especializada. Isto porque é um trabalho com bastantes especificidades técnicas, mas que, em muitos casos, não exige um trabalhador a tempo inteiro.

É necessário conhecer as diferentes plataformas, saber as especificidades de cada uma e como tirar o seu máximo proveito, mas assim que os processos estão implementados, provavelmente não serão necessárias 40 horas semanais de um trabalhador.

Então as marcas têm duas opções: ou contratam um freelancer/ agência externa para gerir as redes sociais, ou dão as funções de gestor de redes sociais a um trabalhador que já desempenha outras funções. Cada uma destas opções traz as suas vantagens e depende à empresa decidir qual a melhor para si.

Enquanto trabalhador externo a maior vantagem que se tem é a experiência de se trabalhar com vários clientes e de perceber o que funciona e não funciona em diferentes situações. Isto significa que o freelancer fará o trabalho de forma mais rápida, saberá responder a situações adversas com maior celeridade, terá maior disponibilidade para responder a pedidos urgentes e poderá adaptar o processo aos resultados que se estão a conseguir.

Para se destacar nesta área deve de ter estes fatores em conta:

 

Portfolio de Clientes

O Portfolio é um dos grandes fatores decisivos na tomada de decisão de possíveis futuros clientes.

Em Social Media Management, o ideal é ter um site próprio de freelancer ou de empresa de consultoria de redes sociais (muitas vezes conhecidas pela sigla SMMA – social media management agency), onde o portfolio esteja organizado, com um design fácil de navegar e agradável, em conformidade com a imagem de marca.

 

Capacidades de Venda

Enquanto trabalhadores externos, vamos ter de nos apresentar à equipa da marca e de os “convencer” de que somos a solução ideal para o seu problema.

Uma comunicação clara e eficiente é fundamental, assim como conhecimentos básicos do processo de venda e da psicologia da venda – saber como nos apresentarmos da melhor forma, para ir ao encontro dos objetivos do possível cliente e saber como controlar/ dar a volta a possíveis pontos de indecisão ou de dúvida.

 

Visão

Os nossos clientes estarão à espera que consigamos trazer resultados e criar conteúdos que eles não conseguissem criar por si sós.

Eles querem saber que o trabalho que fazemos com eles é único e não uma cópia de projetos anteriores. Para isso é necessário ter visão – perceber o ponto onde a marca se encontra, perceber quais são os objetivos da equipa de gestão, e criar um plano de ação diferencial capaz de unir as expetativas a um prazo e projeto realista.

 

Análise de Dados

A criatividade é importante na Gestão de Redes Sociais. Os clientes que podem não estar tão familiarizados com pormenores técnicos irão ver as publicações feitas e irão decidir por si se gostam do trabalho que está a ser feito ou não.

No entanto, são os números reais que trazem o maior peso no seu processo de decisão. Enquanto trabalhadores externos temos de conseguir recolher dados relevantes que mostrem a progressão da marca.

salário de social media manager

Curso de Gestão de Redes Sociais

O curso de Gestão de Redes Sociais prepara os formandos para os desafios do mercado de trabalho, combinando os conhecimentos teóricos sobre gestão de redes sociais e de marketing digital a atividades práticas que simulam atividades profissionais.

Esta formação é composta por 11 módulos:

Módulo I – Introdução ao Marketing Digital
Módulo II – Funções, estratégias e ferramentas
Módulo III – Instagram
Módulo IV – Facebook
Módulo V – LinkedIn
Módulo VI – Twitter
Módulo VII – Youtube
Módulo VIII – Tik Tok
Módulo IX – Pinterest
Módulo X – Marketing de influência
Módulo XI – Conteúdos digitais

Conhecendo as diferentes plataformas, as diferentes técnicas que se aplicam em cada uma delas e ao saber conciliar a estratégia de gestão de redes sociais às estratégias da empresa e dos restantes departamentos de marketing, terá as capacidades para começar a desenvolver a sua atividade profissional na área.

No final do curso poderá também tirar partido da Bolsa de Emprego e Bolsa de Estágio da Master D que o poderão auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade profissional!

Conheça o curso de Gestão de Redes Sociais e as profissões associadas na área do Marketing Digital.

 

Curso de Gestão de Redes Sociais

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