Pode-se entrar com tatuagens na GNR ou PSP?
Publicado em 04 de Dezembro de 2022
- As tatuagens e os piercings são cada vez mais uma constante na nossa sociedade. Neste artigo apresentamos os critérios para se usar tatuagens na GNR e PSP.
- Está a pensar em candidatar-se às forças de segurança nacional? Conheça os Cursos de Preparação para Concursos de Forças de Segurança!
Índice
Nota: Abriu a 5 de Dezembro de 2022 um novo concurso para admissão ao curso de formação de guardas GNR. Conheça o processo de candidatura e os requerimentos para se candidatar
As tatuagens e os piercings são cada vez mais uma constante a nível social.
Se, há umas décadas, havia quem olhasse de lado quem modificava o seu corpo desta forma, atualmente são cada vez mais as pessoas que pintam o seu corpo de forma permanente.
As empresas e postos de trabalho adaptaram-se à realidade e começaram a aceitar modificações corporais, e as tatuagens na GNR e PSP são também já permitidas.
Depois de 12 anos com uma legislação que não permitia quaisquer tatuagens na GNR ou PSP, eis que estas já são aceites nas forças de segurança. Portanto, a resposta rápida à questão “Pode-se entrar com tatuagens na GNR ou PSP?” é sim! Contudo, nem todos os locais do corpo podem ter tatuagens, e nem todas as tatuagens são permitidas.
Cursos de Preparação a Concursos Públicos
Pode-se entrar com tatuagens na GNR ou PSP?
Sim! Contudo, não são aceites todo o tipo de tatuagens nem em todas as partes do corpo.
Tanto a PSP como a GNR têm normas específicas quanto ao aprumo e uso do fardamento. Ainda assim, os valores da atualidade falaram mais alto e ambas as forças de segurança alteraram as normas de apresentação dos agentes, tal como os procedimentos dos concursos.
Tatuagens na PSP – O que é ou não permitido
Em setembro de 2020, a PSP publicou o despacho que viria permite permitir tatuagens visíveis em agentes e candidatos às forças de segurança. O mesmo foi aplicado às normas dos concursos para a admissão ao curso de agentes da PSP.
Mas, nem tudo é permitido. Estas são as normas do despacho em relação às tatuagens na PSP:
- Tatuagens que “contenham símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, rácica ou de incentivo à violência”, independentemente da zona do corpo em que se encontrem;
- Tatuagens nas mãos, pescoço e cabeça;
- Tatuagens nos braços têm de estar acima do cotovelo
- Tatuagens nas pernas têm de estar “10 centímetros acima da linha do tornozelo”
A PSP afirma também, no seu despacho, que podem ser aceites os candidatos que expressem “intenção de as remover e essa remoção ocorra, impreterivelmente, até ao início do CFA, mediante parecer da entidade responsável pelo Exame Médico.”
Zona Verde Escura - Zonas Permitidas
Zona Verde Clara - Zonas Condicionadas
Tatuagens na GNR – Posso tê-las?
Tal como aconteceu com a PSP, as tatuagens na GNR passaram a ser aceites no ano passado, mesmo dentro dos concursos de admissão ao curso de guardas da GNR.
Assim, tanto agentes como candidatos à GNR podem ter tatuagens visíveis, desde que sigam as seguintes normas:
- Não podem estar relacionadas com temas partidários, extremistas, rácicos ou que incentivem à violência. Isto é:
- Que representem “organizações ou movimentos partidários”
- Que promovam ou defendam “o ódio ou a intolerância racial, de género, etnia, religião ou nacionalidade”;
- Que “encorajem a violência ou outros meios ilícitos de privação dos cidadãos dos seus direitos”.
- Não podem estar em zonas do corpo específicas, tais como: abaixo da linha do cotovelo e 10 centímetros acima do tornozelo, pescoço e cabeça.
Apesar destas normas, o despacho da GNR assegura que “não são excluídos os candidatos que possuam tatuagens nos termos da alínea e) do presente número, desde que manifeste, formalmente, a intenção de as remover e essa remoção ocorra, impreterivelmente, até ao início do CFG, mediante parecer da entidade responsável pelo Exame Médico.”
Zona Verde Escura - Zonas Permitidas
E outras formas de modificação corporal?
Apesar da permissão de tatuagens na PSP e GNR, nem todas as formas de modificação corporal são aceites.
Os piercings não são permitidos em zonas visíveis ou que ponham em causa a integridade do agente.
A PSP vai ainda mais longe e inclui, no seu despacho que “são igualmente excluídos os candidatos que possuam qualquer outra forma de alteração corporal voluntária, nomeadamente orifícios aumentados no lóbulo da orelha maiores que 1,5 mm, alterações nas orelhas (elfing) ou escarificação (corte para criar cicatrizes intencionais)”.
Prepare-se para os concursos de admissão aos cursos de agentes da PSP e guardas da GNR!
A melhor forma de garantir a entrada para os cursos de agentes da PSP e guardas da GNR é antecipar todas as provas, praticá-las e preparar-se para os mais pequenos detalhes.
Na Master D, aliamos a nossa experiência em concursos públicos ao acompanhamento regular dos nossos formandos e preparamos os candidatos às forças de segurança da melhor forma que sabemos.
Conheça os nossos cursos de preparação a concursos públicos!
1 respostas a Pode-se entrar com tatuagens na GNR ou PSP?
Interessante!
responder