Linguagens de Web Development: Por que linguagem começar?
- Web Development é uma área profissional em expansão, que continua a gerar excelentes oportunidades profissionais.
- Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Web Development Master D!
Índice
Que linguagem aprender em Web Development?
Hoje, uma carreira em Web Development é sinónima de excelentes oportunidades profissionais! A oportunidade de trabalhar em diversas indústrias, oportunidades de salários bastante acima da média e oportunidades de trabalhar de forma independente ou remota!
Para aqueles que procuram começar a sua carreira nesta área, uma das perguntas mais frequentes será:
“Qual a primeira linguagem de programação a aprender?”
Pela nossa experiência, a melhor forma de introduzir os formandos às linguagens de marcação e programação é começando com HTML, CSS e JavaScript. Neste artigo vamos apresentar estas linguagens, os seus usos e próximos passos para evoluir como Web Developer!
Linguagens de Programação e Linguagens de Marcação
As linguagens de marcação e linguagens de programação são diferentes e servem diferentes propósitos.
Linguagens de marcação são sistemas para adicionar anotações a um documento através do uso de tags e códigos para definir os elementos de uma página e a forma como eles devem estar apresentados na página. O seu objetivo é organizar o conteúdo e a forma como ele é apresentado.
Linguagens de programação são sistemas de instruções que uma máquina consegue interpretar e executar. É a linguagem que permite escrever algoritmos, criar softwares e instruir o computador a realizar determinadas tarefas.
Ou seja, linguagens de marcação como HTML e CSS focam-se na estrutura e apresentação do conteúdo, enquanto linguagens de programação como JavaScript criam instruções para o software realizar determinadas tarefas.
HTML
HTML, ou Hypertext Markup Language, é uma linguagem de marcação que define a estrutura de uma página web – define os diferentes elementos que vão compor a página como os Headings (títulos), parágrafos, imagens, hiperligações, tabelas e vídeos.
O HTML pode ser pensado como a estrutura base de uma página sobre a qual iremos construir e trabalhar. Ao ver pela primeira vez um documento HTML, podemos o comparar a ficheiros Word mais complexos e com tags.
HTML é uma linguagem relativamente simples, ideal para se começar a aprender!
CSS
Tendo conhecimentos sólidos sobre HTML, podemos começar a trabalhar os elementos visuais da página atravás de CSS ou Cascading Syle Sheets.
CSS é a linguagem de marcação responsável por estilizar e construir o layout da página – define cores, fonts, espaçamentos, a estrutura como o conteúdo é apresentado e mais.
Num contexto contemporâneo, muitos web developers defendem que a forma como o conteúdo é apresentado é ainda mais importante que o conteúdo em si. CSS permite-nos criar páginas estéticas e fáceis de usar, que promovem o utilizador para concretizar o objetivo do site.
É uma linguagem que nos permite transformar documentos básicos em websites estéticos, responsivos e user-friendly.
JavaScript
JavaScrip é uma das linguagens de programação mais utilizadas para adicionar interatividade e dinamismo às páginas web. É uma linguagem versátil que permite transformar as páginas para serem mais interativas e responsivas à experiência do utilizador.
Esta é uma linguagem fundamental tanto na área do front-end como em back-end development, cuja versatilidade permite trabalhar até na área dos servidores e na construção de aplicações móveis. É uma das linguagens mais adotadas em programação.
Quando contruímos um Website devemos de pensar qual é o seu objetivo. Websites de E-Commerce terão o objetivo de aumentar as vendas da empresa; Websites de instituições poderão ter o objetivo de informar os utilizadores sobre algo; Websites de empresas de serviços poderão ter o objetivo de receber mais contactos de potenciais clientes.
Conhecendo o projeto em que se está a trabalhar, tendo um objetivo em mente e tendo conhecimentos sólidos sobre as linguagens base de programação e marcação, os profissionais da área poderão começar a construir websites de sucesso – responsivos, apelativos e funcionais.
Próximos passos – Linguagens Avançadas e Frameworks
Depois de dominar as linguagens de HTML, CSS e JavaScript aplicado ao Web Development, podemos considerar explorar novas linguagens de programação avançadas e novos Frameworks – Conjuntos de ferramentas, bibliotecas e convenções, que foram construídos à priori e que permitem que o Web Developer construa aplicações de forma mais eficiente e estruturada.
Linguagens de Back-end: Desenvolva conhecimentos sobre a programação do lado do servidor com linguagens como PHP. Aprenda a trabalhar com os dados, a gerir bases de dados e a construis lógica do lado do servidor para criar aplicações dinâmicas.
Frameworks: Desenvolva conhecimentos sobre Frameworks para front-end development; e também para back-end development. As frameworks oferecem ferramentas que o vão ajudar a criar e desenvolver aplicações de uma forma mais eficiente e estruturada.
Gestão de Bases de Dados: Explore bases de dados relacionais, como MySQL, para compreender a forma como os dados são armazenados, recuperados e geridos.
Começar uma carreira em Web Development
A área da programação continua a crescer e a proporcionar oportunidades para profissionais com os conhecimentos e as competências mais procurados no mercado de trabalho – Oportunidades de receber salários bastante acima da média, para trabalhar em diversas áreas de atividade e para trabalhar de forma mais independente ou remota.
O Curso de Web Development Master D tem o objetivo de proporcionar estes conhecimentos aos formandos, começando com os conceitos básicos da programação e desenvolvendo atividades práticas que permitam desenvolver as competências mais procuradas no mercado de trabalho.
Módulo I – Programação Web – HTML/ CSS
Módulo II – JavaScript/ AJAX
Módulo III – Programação PHP
Módulo IV – Base de dados MySQL
No final do Curso de Web Development, os formandos terão acesso à Bolsa de Emprego e Bolsa de estágio Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade dentro da área. Contamos com mais de 1500 empresas parceiras.
Contamos também com outras formações dentro da área de programação:
Não perca a oportunidade de começar a sua carreira numa área em desenvolvimento e com excelentes oportunidades profissionais!
Conheça também os restantes cursos Master D.
Esta notícia ainda não tem comentários