10 passos para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo
- O Marketing de Conteúdos cria materiais de excelência para transformar utilizadores, ou visualizações em compradores!
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Índice
- Marketing de Conteúdos
- 10 passos para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo
- Quais os objetivos do Marketing de Conteúdo?
- Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?
- Quer ser Relações Públicas, Gestor de Eventos ou trabalhar na área do Marketing e Comunicação?
- Conheça agora a opinião da Lígia Gonçalves que se especializou na Master D Lisboa
Marketing de Conteúdos
" O marketing de conteúdo é o processo de criar e distribuir conteúdo relevante e de valor para atrair, captar e fidelizar uma audiência definida claramente, com o objetivo de criar ações rentáveis nos consumidores."
Universidade de San Diego
Percebemos, então, que o marketing de conteúdo ou content marketing é tudo aquilo que iremos utilizar para manter o consumidor ligado à marca.
Mas como fazemos isto? Através de conteúdo interessante sejam artigos, vídeos, fotografias, entre outros. O marketing de conteúdo acaba por ser muito mais complexo do que escrever textos bonitos e tirar fotos engraçadas.
Por vezes as marcas não percebem essa diferença e isso acaba por ser o seu erro fatal. Este tipo de ferramenta exige que sejamos criativos e que estejamos sempre em cima dos acontecimentos, pois temos de desenvolver conteúdo que "agarre" o consumidor. É preciso pensar o que vamos fazer, como promover, que formato usar, qual a nossa buyer persona e qual o resultado a alcançar.
Depois de pensar quais os objetivos a atingir podemos então começar a trabalhar no marketing de conteúdo e criar informação que ajude o consumidor em todo o processo da compra e o atraia de forma natural e espontânea.
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10 passos para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo
1.Definir o objetivo;
2.Conhecer e selecionar o público-alvo;
3.Definir o tom e o estilo da comunicação;
4.Identificar canais e ferramentas;
5.Integração entre os canais e/ou ferramentas;
6.Canais abertos para receber feedback;
7.Estudar a concorrência;
8.Definir tarefas e metas;
9.Atualizar o cronograma;
10.Monitorizar.
Quais os objetivos do Marketing de Conteúdo?
- Gerar e aumentar reconhecimento da marca;
- Incentivar a lealdade à marca;
- Gerar e qualificar leads;
- Educar consumidores;
- Criar engagement de clientes;
- Recrutamento de pessoas;
- Redução de custos de Marketing Digital.
Estes objetivos vão todos culminar em algo muito importante – garantir a satisfação do público-alvo.
Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?
1.Atinge de forma mais eficaz o público-alvo devido aos conteúdos interessantes, relevantes e de qualidade;
2.Melhora o posicionamento WEB : conteúdos, site, blogue, vídeos, etc;
3.Transmite os valores da marca;
4.Captação/retenção de potenciais clientes;
5.Uso de técnicas de SEO nos seus conteúdos e relevantes para os públicos;
6.Mais facilmente mensurável do que o marketing tradicional.
Estas são algumas das vantagens do marketing de conteúdo em relação ao marketing tradicional. No entanto, há que ter em conta que, por ser um conteúdo muito dinâmico, necessita de melhorias constantes. Tal como as ações tradicionais estas precisam de tempo para atingir resultados. Agora já sabe! Antes de começar a criar conteúdo para o seu site e redes sociais pense mais longe e faça estratégias, defina os seus objetivos e gere valor na sua marca.
Diana Martins, e-Tutora nas áreas de Comunicação e Marketing da Master D
Quer ser Relações Públicas, Gestor de Eventos ou trabalhar na área do Marketing e Comunicação?
A Master D tem a formação certa para si: o curso de Eventos, Relações Públicas e Marketing. Tenha ou não experiência na área, este curso permitirá melhorar e atualizar os seus conhecimentos ou começar numa nova atividade profissional como:- Assessor de Comunicação ou de Relações Públicas;
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