O que é o Marketing de Moda
- O Marketing e a Moda estão de mãos dadas na criação de uma Marca de renome com a sua própria identidade e persona.
- Saiba como pode começar a sua carreira na área com o Curso de Marketing e Comunicação de Moda da Master D!
Índice
O que é o Marketing de Moda?
O Marketing de Moda representa todas as atividades que são feitas para adicionar valor a uma marca ou produto de moda, para perceber o que os potenciais compradores procuram e como fazer o nosso produto chegar até eles, com o intuito final de vender.
Esta é uma área que continua a ganhar relevância numa época em que vemos marcas de moda a surgirem todos os dias – pequenas lojas e negócios que competem com as grandes marcas através da criação de uma marca e uma imagem única!
Como Phillip Kotler mencionou – Conseguir um novo consumidor pode ser sete vezes mais caro do que vender a um consumidor que já comprou da marca. O trabalho do marketeer de moda passa por criar esta lealdade – criar uma marca única, com uma mensagem que ressoe com os consumidores que passe a fazer parte da sua identidade, criando lealdade!
No Marketing de Moda existem três grandes eixos que têm de ser trabalhados:
- Realizar a análise do mercado e do consumidor;
- Criação de Valor;
- Fazer o produto chegar ao consumidor.
Trabalhando estas três áreas, grandes e pequenas empresas criam uma identidade única que vai de encontro às necessidades do seu público alvo e criam uma estratégia para fazer este público alvo conhecer a marca.
Análise do mercado de moda e do consumidor
A primeira fase na criação de um plano de Marketing de Moda é a análise do mercado e do consumidor.
Em que segmento é que a nossa marca encaixa? Quem é o consumidor deste segmento? O que eles estão à procura?
Os meios de diferenciação mais comuns são a idade, o estilo e o intervalo de preços. O nosso objetivo é perceber onde queremos posicionar a nossa Marca – quais são os grupos de consumidores que melhor se vão identificar com os nossos produtos e com a imagem da nossa marca?
Este é um passo fundamental na estratégia de marketing.
Criamos uma persona do consumidor e direcionamos as nossas ações de marketing para irem de encontro às suas necessidades. Criamos campanhas de acordo com o que procuram, desenhamos produtos de acordo com as suas expetativas e criamos um branding próprio.
Um dos grandes erros que novas marcas fazem é terem produtos “all-over” – produtos para jovens e para adultos; produtos de estilo moderno e alternativo. Sem foco num nicho de mercado específico criamos um branding confuso, difícil de criar lealdade entre os consumidores que não percebem o que representamos.
Criação de Valor
Tendo uma persona alvo, podemos começar a trabalhar as campanhas de branding!
Começamos com o logo da marca – um design clássico é totalmente diferente de um design infantil. Não quer dizer que um logo é melhor do que o outro, mas vai haver um que vai mais ao encontro do estilo que queremos representar.
A partir daqui todos os fatores e todas as nossas atividades vão criar uma imagem mais concreta sobre o que a marca representa na mente do consumidor. É uma fase muito interessante do marketing de moda. O display da nossa loja física ou do nosso website criam um sentimento nos consumidores. A nossa publicidade cria um sentimento nos consumidores. As ações que apoiamos criam uma imagem no consumidor. As cores que usamos criam uma imagem no consumidor.
É aqui que criamos a ligação com o nosso público alvo. Fazendo a nossa marca chegar continuamente ao consumidor certo, com uma mensagem/ sentimento que ele aprova e procura, é o processo que leva à criação de “amor de marca” e lealdade.
Fazer o produto chegar ao consumidor
Esta é a fase que mais associamos ao Marketing.
Tendo uma persona ideal, e o branding a ser trabalhado para ir de encontro aos seus ideais, o Marketing de Moda tem de fazer o produto chegar até aos consumidores certos – fazer com que a pessoa certa veja o nosso produto.
Tradicionalmente esta fase era feita predominantemente através de anúncios de televisão e ilustrações de rua, como cartazes. Hoje os meios digitais estão a ganhar cada vez mais aderência – as redes sociais, motores de busca e websites são cada vez mais usados como fatores diferenciadores e de branding.
Esta fase é o culminar de todo o planeamento – é a fase que os possíveis consumidores vão ver e que vai definir as associações que criam com a marca.
Começar uma Carreira em Marketing de Moda
O Marketing de Moda é uma área com excelentes oportunidades de emprego e de progressão de carreira, mas também é uma área bastante competitiva. Cada vez mais jovens querem entrar na profissão e marcar a sua diferença.
A melhor forma de nos diferenciarmos da competição é com uma formação certificada como o Curso de Marketing e Comunicação de Moda da Master D!
Esta formação foi desenhada para dar o conhecimento e a experiência que vão ao encontro dos desafios que presenciamos no mercado atual – irá conhecer as técnicas de marketing digital para o retalho, desenvolver estratégias de comunicação para a área da moda e medir os seus resultados, irá dominar os conceitos de reputação online, entre outros.
Saiba como tomar partido dos conceitos de Marketing para diferenciar uma marca!
Com o curso de Marketing e Comunicação de Moda os formandos vão ficar preparados para começar a sua carreira enquanto:
- Fashion Content Managers;
- Gestores de Redes Sociais;
- Gestores de Marketing Digital;
- Especialistas em publicidade de moda online;
- Coolhunters;
- Gestores de comunidade de Moda;
- Organizadores e Coordenadores de editoriais de moda.
No final do curso os formandos terão acesso à bolsa de emprego e à bolsa de estágios da Master D que os pode auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho.
Não perca a sua oportunidade de entrar numa profissão de excelência com procura de emprego e possibilidades de progressão de carreira!
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