Modelação 3D: Uma área artística em expansão
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Índice
Um das formações mais cobiçadas da área de videojogos na Master D é o Curso de Desenho e Modelação 3D com Blender. A arte 3D, mais concretamente a modelação e texturização, tem bastantes adeptos.
Muitos desejam entrar no mundo dos videojogos através desta área específica da criação 3D. Mas, a verdade é que a arte 3D pertence um mundo mais abrangente que engloba o cinema, publicidade, design gráfico, design de equipamento e arquitetura.
O que é um Modelador 3D, o que faz e para que serve a Modelação 3D?
Um modelador 3D torna-se num artista polivalente capaz de construir virtualmente qualquer objeto realista ou estilizado.
Dá-se o nome modelação 3D ao processo de criação de modelos tridimensionais digitais manualmente através de ferramentas e programas DCC (Digital Content Creation).
Grande parte da modelação pode ser feita de um modo automático ou procedimental, mas de modo a garantir a qualidade e controlo sobre o produto final, é necessário sempre o toque manual e artístico que uma máquina não consegue simular.
A modelação pode ser feita de formas rígidas ou orgânicas. Dependendo do que se pretende criar, as técnicas de modelação podem ir desde o desenho técnico 3D e preciso até à escultura digital.
Que software é utilizado para a Modelação 3D?
Existem vários programas DCC com diferentes curvas de aprendizagem, sendo umas mais acentuadas que outras, mas o objetivo é sempre o mesmo - aprender e conhecer o programa de modo a torná-lo uma extensão do nosso braço. Para isso, é importante aprender e aprofundar as técnicas utilizando um programa coeso e unificado de modo a poupar tempo e trabalho.
O programa Blender oferece várias ferramentas de modelação, texturização, escultura e renderização em tempo real com o Eevee.
Nesta indústria quase todos os programas requerem uma subscrição mensal ou anual. O Blender é totalmente gratuito e opensource, o que significa que está a ser desenvolvido continuamente pela comunidade mundial de artistas e programadores.
Saídas profissionais na modelação 3D
De modo a criar um videojogo AAA é necessário envolver vários perfis de developer. O perfil mais comum e essencial é o do artista 3D. Seja para modelação, texturização, animação ou concept art, o artista 3D é essencial na produção de um videojogo.
O perfil de um modelador ou artista 3D é também bastante polivalente. Não se encaixa apenas nos videojogos e pode aceder a ofertas de emprego variadas desde arquitetura a cinema.
Desde ilustração científica, medicina, design industrial, arquitetura, marketing, publicidade, cinema e televisão. As possibilidades são enormes para este setor em expansão que hoje oferece oportunidades de trabalho, não só na área dos videojogos.
Uma área que tem vindo a ganhar relevância no mercado, relacionada com a modelação 3D, é a área da impressão 3D - tanto em áreas associadas a hobbies, como em áreas relacionadas com a industria, existem excelentes oportunidades para começar uma carreira de sucesso.
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