Novo Curso: Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas
Índice
O turismo é um dos sectores que dinamizam a economia portuguesa. Portugal tem tido, nos últimos anos, diversos e repetidos reconhecimentos internacionais, um pouco por todo o mundo, sendo considerado um destino a não perder e a conhecer.
Este sector terá sempre oportunidades de trabalho para profissionais bem preparados e que saibam acolher e atender com elevado nível de qualidade e profissionalismo as necessidades de clientes nacionais e estrangeiros.
O curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas é um curso destinado a profissionais com ou sem experiência nesta área. Visa formar o futuro profissional de forma completa para receber os clientes, tratar de toda a gestão do dia-a-dia na receção, ser capaz de aconselhar e gerir as expectativas dos clientes, saber comunicar em inglês e dominar a utilização dos sistemas e aplicações informáticas necessários ao bom desempenho da sua profissão.
No final do curso, poderá beneficiar da oportunidade de realizar um estágio profissional com o apoio do Serviço de Inserção Laboral onde irá colocar em prática as aprendizagens do curso, enriquecer o seu currículo e transitar para o mercado de trabalho mais preparado e de forma mais rápida.
Este curso na área do turismo poderá ser realizado totalmente à distância no formato online ou pode optar pela modalidade semipresencial. Nesta última modalidade, tem à sua disposição os centros formativos da Master D em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. O ritmo de aprendizagem é definido totalmente por si, mediante a sua disponibilidade.
Funções de um Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas
O curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas vai proporcionar-lhe todas as ferramentas e conhecimentos necessários ao bom desempenho da função.
Esta é uma formação muito completa que foca várias componentes essenciais a saber nesta profissão e irá torná-lo um rececionista de referência no mercado do turismo.
Reservas, entrada e saída de clientes, informação sobre a unidade hoteleira e como estabelecer o contacto com entidades exteriores, são alguns dos temas a abordar. Para além destas, aprenderá ainda a fazer a gestão das reclamações e sugestões dos clientes, encontrando soluções e gerindo as expectativas dos clientes.
Para assegurar uma formação completa irá ainda saber fazer a gestão diária de uma unidade hoteleira focando temas essenciais como a organização e preparação da receção, a faturação, e os registos de ocupação e tratamento e arquivo da documentação utilizada.
Como o domínio de um idioma estrangeiro é um requisito mínimo, no curso fará também a aprendizagem da língua inglesa adaptada às necessidades do dia-a-dia da profissão e do funcionamento da receção.
O conteúdo é focado em três temáticas principais:
Enquadramento
- Entender as características e especificidades do sector da hotelaria;
- Compreender a estrutura e organização funcional de uma receção de unidades hoteleiras e turísticas.
Gestão de Unidades Turísticas
- Saber efetuar uma gestão correta de pedidos e sistemas de reserva.
- Conhecer os procedimentos de gestão da informação e de segurança utilizados na receção de unidades hoteleiras e turísticas.
- Obter conhecimentos para acompanhar os movimentos das contas dos clientes.
- Saber transmitir os pedidos dos clientes aos restantes departamentos da unidade hoteleira e turística.
- Entender o funcionamento de tecnologias informáticas e de comunicação utilizadas na receção de unidades hoteleiras e turísticas.
Atendimento e Serviço ao Cliente
- Saber aplicar, de forma adequada, técnicas de atendimento ao cliente.
- Saber efetuar o acolhimento e o check-in e check-out de clientes em unidades hoteleiras e turísticas;
- Obter conhecimentos para prestar assistência ao cliente durante a estadia.
- Saber prestar informações sobre a unidade hoteleira, bem como de caráter turístico, aos clientes.
- Obter conhecimentos para aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento ao público em diferentes contextos.
- Aprender noções da língua inglesa em contexto de receção, serviço de reservas e informação turística.
- Saber efetuar a gestão de reclamações dos clientes e hóspedes.
Onde trabalhar com o curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas
As saídas profissionais do curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas estão sempre ligadas à área do turismo proporcionando, em cada um desses locais, uma experiência diferente ao profissional que aí trabalha como rececionista.
Alguns dos locais onde poderá desempenhar a sua atividade profissional como rececionista são:
- Hotéis;
- Resorts;
- Pousadas;
- Empreendimentos de turismo em espaço rural;
- Hostels;
- Estabelecimentos de alojamento local;
- Apart-hotéis;
- Parques de campismo;
- Outras unidades de alojamento turístico.
Assim que terminar o curso, está apto para iniciar a sua carreira profissional no sector do turismo podendo desempenhar uma das seguintes funções:
- Concierge.
- Assistente de reservas.
- Rececionista em unidades hoteleiras e turísticas.
- Chefe de turno.
- Night auditor.
Vantagens da formação em Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas
Para além de ter acesso a uma formação completa para se tornar um Rececionista de Hotel poderá ter ainda acesso a uma Bolsa de Estágio e Bolsa de Emprego entre outras vantagens como Certificação de Formação, Campus Virtual Master D e todo o apoio, ao longo do curso, por e-Tutor especializado no sector do turismo
A Master D tem ainda três cursos adicionais na área da hotelaria e turismo:
- Curso de Governanta/e de Hotel
- Curso de Gestão de Hostels e Alojamento Local
- Curso de Técnico de Turismo
Se o sector do turismo se enquadra com as suas aspirações profissionais tem aqui um ponto de partida relevante para o ajudar a abrir as portas da receção do hotel ou unidade turística onde sonha trabalhar.
Investir na sua formação é o cartão de visita para iniciar a sua carreira profissional nesta área e, quem sabe, poder depois ambicionar conhecer e trabalhar noutros departamentos da unidade turística. Contacte a Master D e terá o apoio que precisa para alcançar as suas metas.
Esta notícia ainda não tem comentários