O gestor de marketing completo
- O Gestor de Marketing tem um papel central no desenvolvimento da estratégia de qualquer empresa; saiba como evoluir nesta posição!
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Índice
O que significa ser Gestor de Marketing
O Gestor de Marketing é o profissional responsável por definir o plano de marketing, por analisar o mercado e acompanhar os profissionais do departamento nas suas funções.
É o profissional que está por dentro de todos os micro-departamentos da equipa de marketing – está a par das atividades nas Redes Sociais, da equipa de Web Development, da equipa de criação de conteúdo, de SEO, etc.; e faz a interligação entre todos eles para que em conjunto estejam a lutar por um objetivo comum.
Nos dias de hoje, o marketing é uma área de mil e uma opiniões. Inúmeros produtos são promovidos como sendo a melhor ferramenta de marketing. Inúmeros guias são criados sobre inúmeras técnicas e possibilidades. O Marketing está em constante desenvolvimento e é o Gestor de Marketing que realiza o seu acompanhamento.
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Funções do Gestor de Marketing
Tudo começa com o nosso produto.
O que estamos a vender e qual é a melhor forma de o fazer chegar ao nosso público alvo?
Um dos erros mais comuns que pequenas ou novas empresas realizam é criar um produto sem ter realizado uma pesquisa de mercado – sem saber se existe um público disposto a comprar o produto ou serviço, sem saber os ideais deste grupo, o que eles procuram e o que os pode afastar.
Função 1 – Estudo do Mercado
Este estudo é a primeira tarefa do Gestor de Marketing.
Mesmo produtos que já tiveram sucesso num outro país, podem não ter sucesso quando chegam a um novo mercado – fatores culturais ou fatores de reputação de marca podem ser diferenciais no sucesso.
O Gestor de Marketing tem de realizar um estudo sobre o mercado, sobre a competição e sobre a população – quais serão os desafios e quais são as oportunidades. A análise SWOT é uma técnica muito simplista, mas que serve como um excelente ponto de partida para esta análise.
S – Strenghts (forças) – Quais são os pontos fortes da nossa empresa neste mercado. Temos capacidade de investir em anúncios? Temos mais capital disponível do que a competição? Já somos uma marca reconhecida?
W – Weaknesses (fraquezas) – Quais são os pontos fracos da nossa marca neste mercado. Não temos uma equipa pronta para os desafios? O nosso produto não está tão evoluído como o produto da competição?
O – Opportunities (oportunidades) – O que está a acontecer no mercado que pode beneficiar a nossa entrada. É uma moda nova que está a chegar a este local? Existiu algum evento que criou um maior brand awareness sobre o nosso produto? Houve alguma alteração na lei ou no setor financeiro que nos facilita a entrada no mercado?
T – Threats (ameaças) – O que está a acontecer no mercado que pode dificultar a nossa entrada. Está a existir escassez de recursos que podem aumentar os nossos custos?
A análise SWOT é uma análise muito simplista da situação do mercado e da nossa empresa no mercado, mas é um excelente inicio de análise de viabilidade.
Este exercício quando realizado com os diferentes departamentos, pode indicar de imediato como nos devemos de comportar neste mercado, qual deverá ser o tipo de comunicação a realizar, quais os valores que devemos seguir.
Outra análise, menos conhecida, mas igualmente importante é a análise dos fatores demográficos, económicos, políticos e ambientais.
Função 2 – Definir Estratégia de Marketing
Depois de analisar o mercado e as suas oportunidades/ desafios, o gestor de marketing irá definir uma estratégia.
Como é que a marca se deve apresentar? Devem ser usados meios de comunicação tradicionais, ou as novas tecnologias? Que zonas geográficas são vantajosas para investir?
Esta é a fase fundamental da gestão do marketing. Uma decisão errada nesta fase, irá significar mais gastos, mais tempo até termos sucesso, mais dificuldades… E por isso é que o conhecimento é tão valorizado no gestor de marketing.
Estando a par das últimas tendências, das novas técnicas e ferramentas e das vantagens que cada uma traz, temos maior probabilidade de tomar a decisão correta. Saber que algo não irá funcionar porque já foi experimentado, saber que a ferramenta X não é indicada para a situação em específico porque não tem um padrão necessário, saber que uma estratégia teve bons resultados noutra situação semelhante e por isso poderá ser uma boa aposta…
O Gestor de Marketing tem um papel central na dinâmica do departamento e deve de saber um pouco do que cada micro-departamento trabalha.
Quais são as responsabilidades da equipa de gestão de conteúdo, quais as responsabilidades da equipa de paid media, da equipa de SEO…
O Gestor de Marketing definindo uma visão geral sobre a direção que o departamento tomará, deve de trabalhar com cada um dos micro-departamentos, para definir uma estratégia mais específica.
Função 3 – Acompanhar o desenvolvimento
Criado e implementado o plano de marketing, a responsabilidade do gestor é realizar o seu acompanhamento.
No decorrer da estratégia, o gestor afasta-se um pouco da ação e deixa que cada micro-departamento realize a sua função. O gestor de marketing estando em contacto com cada uma das equipas irá realizar os ajustes para garantir que os gastos estão a seguir o esperado, que cada equipa está a evoluir ao ritmo esperado e que estamos a conseguir os resultados procurados.
Nesta fase é fundamental deixar que cada equipa desenvolva a sua função. Por vezes, isto pode ser difícil para o gestor de marketing que ao analisar os dados pode ver que os resultados estão abaixo do esperado; mas é necessário relembrar que cada estratégia demora tempo a ter efeito.
Por exemplo, plataformas como o Meta Business podem necessitar de alguns dias para realmente analisar a população que beneficiará com um anuncio, e durante este período de análise poderá criar gastos mais altos do que o previsto. Deixar este período correr pode trazer benefícios mais altos do que parar a campanha em fase de pesquisa.
O gestor de marketing é o elo que liga todas as equipas do departamento, tendo a responsabilidade de comunicar e fazer os ajustes ao plano para que todos estejam a lutar por um objetivo comum.
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Começar uma carreira como Gestor de Marketing
A profissão de Gestor de Marketing é uma posição que necessita de conhecimento + experiência.
É uma profissão difícil de se entrar quando não se tem uma formação certificada.
No curso de Marketing Digital da Master D preparamos os formandos para os desafios que irão encontrar no mercado de trabalho. É uma formação realizada a pensar em profissionais com experiência na área, profissionais a começar a sua carreira, ou empreendedores que desejam tirar partido dos novos canais de comunicação para evoluir o seu negócio.
Ficará pronto para desenvolver a sua carreira profissional enquanto:
- Gestor de Marketing Digital;
- Content Manager;
- Social Media Manager;
- Gestor de SEO / SEM.
No final do curso os formandos terão acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio Master D que os poderá auxiliar a conseguir a sua primeira experiência de trabalho, entrando num mercado cada vez mais competitivo.
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