O que é o SEO
- SEO ou otimização para motores de busca é o processo e o conjunto de técnicas que pretende aumentar a visibilidade orgânica de um Web Site.
- Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o Curso de Marketing Digital!
Índice
O que é o SEO?
SEO que significa Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, é o processo e o conjunto de técnicas que usamos com o objetivo de melhorar o nosso posicionamento orgânico nos motores de busca.
Esta é uma área em constante evolução e adaptação que envolve conhecimentos técnicos, conhecimentos sobre os temas que estamos a trabalhar no website e capacidade de análise de dados. O nosso objetivo é aliar o conteúdo que estamos a criar, que servirá para transformar visitantes da nossa página em compradores, aos fatores valorizados pelos motores de busca; e assim chegar às primeiras posições para pesquisas de palavras chave do nosso interesse.
Os motores de busca recorrem a algoritmos complexos, que usam fatores como a relevância e a autoridade para determinar quais são as páginas que devem ser apresentadas na primeira posição para cada termo pesquisado.
Enquanto profissionais na área de SEO, o nosso objetivo será otimizar o conteúdo e a estrutura do website para demonstrar que a nossa página tem todos estes fatores.
Aspetos a trabalhar numa estratégia de SEO
SEO engloba um conjunto de processos que, em conjunto, mostram ao Google qual é o conteúdo que está presente nas nossas páginas, que convencem as plataformas de que o nosso conteúdo é de qualidade e que devem ser apresentados aos visitantes.
Trabalhar sobre um dos fatores de SEO poderá trazer pequenos resultados;
Trabalhar todos os fatores poderá trazer grandes resultados.
Entre os fatores mais importantes de serem trabalhados em SEO temos:
Pesquisa de Palavras Chave – Keywords
O primeiro passo na criação de uma estratégia de SEO, é definir quais as keywords que queremos trabalhar. Isto é, os termos que os utilizadores podem pesquisar na internet, onde queremos estar presentes.
Site Próprio
Se o nosso website já está criado e online, devemos de começar por verificar quais são as keywords para as quais já estamos a concorrer. Para realizar esta análise podemos recorrer a plataformas como o SEM Rush ou AHrefs (plataformas pagas), ou às ferramentas de análise do Google (plataformas não paga).
Antes de começarmos a trabalhar o SEO da nossa página é normal que as nossas keywords principais estejam entre as posições 20 e 40 do Google, isto é, entre a terceira e a quinta página de pesquisas. Este é um ponto de começo.
Passe as keywords que considera interessantes de se qualificar para uma lista para posteriormente serem trabalhadas.
Concorrência
Analisar a concorrência, em especial concorrentes que já trabalham o seu website à mais tempo que nós, é uma excelente forma de encontrar keywords relevantes para a nossa página. Analisar entre 3 e 5 concorrentes da marca, pesquisar as keywords para as quais eles já estão a qualificar, agrupá-las pelo número de pesquisas que recebem e passar as keywords para a lista que começou a criar quando analisou o seu próprio site; é uma excelente forma de criar uma primeira lista.
De novo, recomendamos utilizar plataformas como o SEM Rush e o AHRefs, que apesar de serem pagos, são uma excelente mais valia para os profissionais de SEO.
Ideia
Nós somos quem melhor conhece o nosso negócio – somos quem melhor dabes as palavras chave que fazem sentido para o nosso negócio. Devemos adicionar as keywords que mais nos fazem sentido, àquelas que descobrimos na análise do nosso site e dos sites competidores.
Otimização On-Page
Para a maioria dos sites, as primeiras páginas que serão criadas serão as mais importantes – isto é a main page, as páginas de produtos ou serviços e as páginas de apresentação. É sensato começar por trabalhar estas páginas antes de passar à criação de conteúdo adicional.
O objetivo enquanto otimizamos as nossas páginas, é torna-las compatíveis com os motores de busca – isto é, apresentar o nosso conteúdo de forma clara, para que possa ser corrido pelas ferramentas de plataformas como o Google, e que seja percetível do que se trata.
A forma mais objetiva de o fazer é através do código html do site. Quando otimizamos uma pagina devemos de ter uma keyword específica em mente, e trabalhar o site para refletir ao máximo o tema desta keyword.
O título da página deve refletir esta keyword.
Só deve existir um título com a tag h1 que é o título principal dentro da página – o nome da página que deve estar no topo e deve referir a keyword para a qual estamos a tentar competir.
Subtítulos devem seguir a esquemática h2, h3, h4... consoante o nível do subtítulo, sendo que estes podem ser repetidos. Muitos profissionais da área, optam por usar h2 para a maioria dos subtítulos.
A keyword que estamos a trabalhar também deve estar presente no texto, tendo cuidado para não a usar em demasia, nem demasiado raramente. Uma regra base que podemos seguir é referir a keyword a cada 100 palavras (quando se tratam de keywords com uma única palavra).
Quando colocamos uma imagem devemos de ter em atenção o atributo de alt_text – este é o texto que é apresentado a utilizadores invisuais ou com dificuldades de leitura. Quando os motores de busca estão a analisar a nossa página, vão utilizar a informação presente no alt_text como uma forma de determinar se o conteúdo da imagem é compatível com o tema da página.
Também devemos de ter cuidado com o url de cada página – devemos de o tornar conciso, e descritivo da keyword que estamos a trabalhar.
Link Building
Link Building está dividido em interno e externo.
Link Building interno é o processo de criar ligações entre as páginas do nosso próprio website. Por exemplo, uma empresa de Marketing Digital pode ter uma página sobre SEO que apresenta o seu serviço e deve de ter vários artigos de blog sobre o tema e sobre temas relacionados com links a direcionar para ela – motores de busca consideram páginas com links internos fortes e sobre as várias vertentes de um tema, como sendo páginas mais relevantes e com maior autoridade.
Link Building externo é o processo de adquirir links vindos de outros websites com autoridade a direcionar para as nossas páginas. Quando um site com autoridade, por exemplo o site de um jornal conhecido, tem um link a direcionar para as nossas páginas, os motores de busca vão tomar isso como indicio da qualidade do nosso conteúdo.
Criação de Conteúdo
Tendo as bases bem trabalhadas, podemos começar a expandir o conteúdo do nosso website. Aqui iremos utilizar a lista de keywords que criámos na primeira etapa.
De forma a agilizar o tempo que demoramos a atingir as primeiras posições no Google, devemos de publicar conteúdo de qualidade, relevante e que vá ao encontro da keyword que estamos a trabalhar.
Por exemplo, se o título do artigo é sobre “como conseguir mais visitas no website”, mas o conteúdo não é relevante, corremos o risco de um utilizador entrar no nosso website e sair passado poucos segundos – os motores de busca tomam isto como um indicio de que o conteúdo não é de qualidade, e podem penalizar o nosso posicionamento em futuras pesquisas.
Podemos seguir dois tipos de keywords:
Short-tail keywords – Estas são keywords com uma ou duas palavras – termos como “marketing digital”, “cozinha”, ou “doces”. Por norma, estas são keywords que recebem mais pesquisas, mas também são keywords que têm um maior nível de competição. Por norma, numa fase inicial da estratégia de SEO, optamos por nos focar em short-tail keywords nas nossas páginas principais de produtos ou serviços.
Long-tail keywords – Estas são keywords compostas de 3 ou mais palavras – termos como “onde comprar bicicletas de montanha” ou “onde estudar marketing digital”. Por norma, estas são keywords onde existem menos pesquisas, mas onde é mais fácil de nos qualificar para as primeiras posições. Focando-nos nestas keywords em conteúdos de blog, conseguimos chegar às primeiras posições do Google mais rapidamente.
SEO ou anúncios pagos?
Uma das dificuldades que se sentem na área de SEO, é que pode demorar algum tempo até termos resultados relevantes pelo nosso esforço.
Não é incomum que páginas web demorem mais de um ano a ter tráfego relevante vindo dos canais orgânicos e por isso muitas marcas optam por usar estratégias de paid media ao invés. Com paid media, referimos anúncios que são publicitados em plataformas como o Google Ads ou como as redes sociais, que facilitam o processo de conseguir visitantes para as nossas páginas.
Cada uma das formas de trabalhar tem os seus benefícios e a sua união, na maioria dos casos, trará os melhores resultados.
Estratégias de SEO demoram mais tempo a ter efeito, mas são sempre incrementais e o investimento que fazemos hoje, ainda estará a trazer retornos daqui a um ano. Por outro lado, anúncios pagos trazem visitantes para o site hoje, mas assim que se deixar de investir neles, deixaremos de os receber.
Aliando uma estratégia à outra, temos o benefício de conseguir visitantes no momento e de estarmos já a trabalhar para termos visitantes futuros com menor custo de aquisição.
As estratégias de otimização de conteúdo para SEO, também são úteis para os anúncios pagos. Quando anunciamos a nossa página em plataformas como o Google Ads, a plataforma irá passar as suas ferramentas pelo nosso conteúdo – quanto mais congruente o nosso conteúdo for com as keywords que estamos a atacar com anúncios pagos, melhor será o nosso posicionamento entre os anúncios pagos, e menor poderá ser o custo de cada visita.
Começar uma carreira na área do SEO
O espaço orgânico dos motores de busca é cada vez mais competitivo e valioso.
Cada vez mais websites estão a trabalhar as suas páginas com especialistas de SEO para conseguirem visitas orgânicas que são mais baratas, e muitas vezes, mais qualificadas.
E assim, surgem mais oportunidades para profissionais com o conhecimento e com as técnicas de SEO relevantes, conseguirem formar a sua carreira e evoluírem na área.
A melhor forma de começar uma carreira em SEO é com uma formação, como o curso de Marketing Digital da Master D! Durante o curso, os formandos irão adquirir todo o conhecimento e técnicas necessárias para fazer frente aos desafios do mercado de trabalho:
- Enquadramento e Estratégia – Conhecimentos sobre os princípios que governam o Marketing Tradicional e o Marketing Digital;
- Canais de Comunicação Digitais – Websites, Landing Pages, Redes Sociais, Marketing de Influência, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdos, Imagem, Vídeo, Publicidade, SEO e Marketing de Afiliados;
- Gestão e Monitorização – Gestão de comunidade, gestão de crises e análise de dados.
A área do marketing envolve um grande número de disciplinas que se interrelacionam para formar uma estratégia coesa e integra. Tomar o tempo em inicio de carreira para conhecer as várias áreas que compõem o marketing digital, vai permitir ao profissional evoluir de forma mais rápida e confiante.
Não perca a oportunidade de começar uma nova carreira com os cursos Master D da área do Marketing! Poderá realizar a sua formação em modelo e-learning – cursos online com certificado; em modelo b-learning – semi presencial; ou num dos centros formativos em Lisboa, no Faro, em Coimbra ou no Porto.
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