Pet Food - mercado cresce 5,4% no ano passado
O mercado da Pet Food cresceu exponencialmente, resultado da “humanização” dos animais de estimação.
Quem tem animais de estimação está cada vez mais preocupado e dedicado aos cuidados dos mesmos. Principalmente quando se trata de cães e gatos, existe agora uma maior procura por produtos premium. No que toca ao mercado da Pet Food (alimentação para animais domésticos), a diferença já é notável.
No último ano, a área da Pet Food teve um crescimento de 5,4%. Os donos de animais de estimação consomem mais produtos específicos e adaptados às necessidades do animal que têm em casa. Por esta razão têm gasto mais dinheiro principalmente em ração – em 2017 gastaram cerca de 10,8 milhões de euros. Quando escolhem ração para os seus gatos ou cães, estes têm tendência para optarem por uma alimentação mais saudável e natural.
Dentro do mercado da alimentação animal, foi a alimentação do gato que mais cresceu o ano passado. Esta cresceu cerca de 7,5%. Quanto à alimentação do cão, apesar de este ser o animal que mais se escolhe para ter em casa, esta apenas aumentou 2,1%.
“Os consumidores procuram produtos com nutrientes mais naturais, nomeadamente receitas menos complexas"
A Nielson, empresa que lançou o estudo acerca do mercado de Pet Food em Portugal, revela ainda que este crescimento pode ser motivado pelos produtos de “premiação dos animais”. Ramiro Vaz, da Nielson, referiu, ao jornal Económico, que “os consumidores procuram produtos com nutrientes mais naturais, nomeadamente receitas menos complexas, mais orgânicas, sem OGM’s ou sem glúten, por exemplo. Os donos pretendem que a alimentação dos seus animais seja de alguma forma semelhante à sua e procuram produtos que permitam controlar o peso dos seus animais. Verifica-se, por exemplo, a procura de produtos vegan ou sopas gourmet para gatos”. Também no mesmo estudo, a Nielson avança que os acessórios para animais domésticos acompanharam a tendência do mercado de Pet Food e também eles cresceram 7%. Este aumento de vendas pode estar ligado à “humanização” dos animais. Através deste fenómeno, “a inovação e potencial deste universo” aumentaram.Fonte: Jornal Económico
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