Recrutamento: 10 melhores dicas para uma entrevista por videochamada
Pode parecer novidade para muitos de nós, mas há áreas e empresas em Portugal nas quais esta forma de entrevista já faz parte do processo de recrutamento.
Se foi chamado para a entrevista é porque tem um curriculum vitae de sucesso e chamou a atenção do recrutador. Próximo passo? Preparar-se bem para a entrevista e dar a conhecer também as suas soft skills, ou seja, as competências pessoais que cada vez mais ganham importância para os recrutadores.
Nunca fez uma entrevista a distância e quer preparar-se da melhor forma? Como sei se estou preparado para uma entrevista a distância? Será que sei mostrar o melhor de mim através de um ecrã? Reunimos as melhores dicas para não cometer erros numa entrevista por videochamada.
O que ter em conta numa entrevista remota
O que ter em conta poderá ser muito parecido com uma entrevista presencial mas há situações diferentes a ter em conta.
- A plataforma para a entrevista: Sabe trabalhar com a plataforma a usar? Caso não saiba ou não tenha muita prática, peça a um amigo para testar consigo. Assegure-se que, no dia da entrevista, saiba exatamente o que fazer.
-
Tenha o computador ligado à corrente ou carregado: Ficar sem bateria é das coisas menos desejáveis numa entrevista de emprego a distância. Caso aconteça não é nenhum drama mas é evitável.
-
Opte por ir para um local sossegado e sem distrações: Peça à família para se ausentar ou não entrar na divisão onde vai fazer a entrevista. Tem crianças ou animais em casa? Assegure-se que alguém está de olho neles para poder estar tranquilo e a dar a devida atenção ao seu possível recrutador.
-
Treine o seu marketing pessoal: Este conjunto de técnicas pode ajudá-lo, e muito, a “vender-se” e a destacar-se na sua área. Convença o seu recrutador que é mesmo a pessoa indicada para a função. Esteja pronto para falar de si e das suas competências e seja emocionalmente inteligente.
-
Prepare-se como se se tratasse de uma entrevista presencial: Não se vista como se fosse para a rua apenas da cintura para cima. Só o irão ver da cintura para cima, é verdade, mas imagine que tem de se levantar por qualquer motivo? Lembre-se também que ficará mais seguro e confiante se optar por se preparar como se fosse uma situação presencial. Dica: opte por algo adequado e confortável.
-
Pesquise a empresa: Como qualquer entrevista, não deixe de investigar a empresa. Seja curioso e mostre-se interessado em saber mais sobre os valores, a missão da empresa e os seus objetivos. Saber mais sobre a empresa pode ajudá-lo também quando confrontado com algumas killer questions.
-
Pratique antecipadamente: Se é a primeira vez que vai a uma entrevista de trabalho, ou não tem muita prática nesta matéria, nunca é demais praticar. Peça ajuda a alguém que faça de recrutador e treine. Quanto mais o fizer menores serão as inseguranças.
-
Tenha em atenção ao que está visível atrás de si: Opte por uma estante de livros ou uma parede lisa. O desejável é que o recrutador se foque em si e não num fundo ruidoso ou mal preparado. Hoje em dia há muitas plataformas que permitem colocar um fundo provisório. Se preferir, opte por esta situação.
-
Coloque a câmara ao nível dos seus olhos e olhe para a câmara quando falar: Ter a câmara demasiado alta ou muito baixa não é o desejável. Prefira ter a câmara o mais ao nível dos seus olhos possível para não distrair o seu interlocutor.
-
Não menospreze esta forma de recrutamento: Leve esta entrevista tão a sério como se fosse uma entrevista presencial e tenha atenção à postura, tom de voz, linguagem corporal e mostre segurança. Afinal, o seu CV foi um dos escolhidos!
Agora que já sabe quais as melhores dicas para uma entrevista por videochamada, nada há a temer! Reveja estas dicas sempre que necessário e, mesmo que não tenha para já uma entrevista marcada, há alguns destes pontos que pode (e deve) começar hoje a trabalhá-los.
Esta notícia ainda não tem comentários