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Salários na área do Marketing

  • A área do Marketing Digital tem criado excelentes oportunidades para novos profissionais criarem e evoluírem na sua carreira!
  • Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com os cursos de Marketing Master D!
salários na área do marketing digital

Marketing Digital no contexto atual

O Marketing Digital tem transformado a forma como pequenas e grandes empresas comunicam, como chegam a novos consumidores e como criam as suas estratégias.

As novas tecnologias criaram novas oportunidades e novas formas de utilizarmos as técnicas de marketing tradicionais:

  • Os utilizadores ao passarem mais tempo online, estão mais tempo em contacto com marcas e estão habituados a que haja uma maior comunicação por parte delas;
  • Existe a possibilidade de haver comunicação bidirecional, onde uma marca comunica com um utilizador, e o utilizador pode comunicar de volta, pode criar conteúdo próprio e pode comunicar com outros utilizadores;
  • O digital é cada vez mais aceite como um espaço seguro para fazer compras e para comparar diferentes produtos.

Assim, o Digital apresenta-se como um excelente espaço para grandes e pequenas empresas chegarem a novos consumidores, para fortalecerem o seu capital de marca e para incentivarem novas compras por antigos clientes.

Assim, empresas que querem aproveitar esta nova oportunidade, procuram novos profissionais com os conhecimentos e as competências para fazerem frente aos desafios da indústria, oferecendo salários que podem ser bastante atrativos comparativamente à média nacional.

Neste artigo apresentamos algumas das profissões que estão associadas ao Marketing Digital e os salários que se pode esperar receber em cada uma delas.

 

Profissões em Marketing Digital

O Marketing Digital é uma disciplina que combina os conhecimentos e as capacidades de várias áreas relacionadas.

Desde o Gestor de Marketing que tem um papel relacionado com o planeamento e estratégia, ao profissional das áreas de Design e Multimédia; todos os membros da equipa de Marketing trabalham em conjunto para criar e desenvolver uma estratégia holística e congruente.

Algumas das áreas associadas ao Marketing Digital:

Gestão de Marketing – O Gestor de Marketing é responsável por determinar a estratégia da equipa de marketing. O seu objetivo é criar um plano de ação, uma visão para a marca, determinar e coordenar as atividades de cada elemento da equipa e analisar os resultados, e ajustar a estratégia.

Gestão de Redes Sociais – O Gestor de Redes Sociais tem um papel fundamental na criação de capital de marca e de associações positivas entre os consumidores e a empresa. Este profissional tem de conhecer as diferentes plataformas e tem de conseguir criar uma estratégia que se adeque a cada um dos seus públicos alvo, mas que mantenha uma mensagem congruente.

SEO – SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de motores de busca, é o processo e o conjunto de estratégias que procura melhorar o posicionamento de um website em pesquisas orgânicas. Ou seja, quando se faz uma pesquisa relacionada com a empresa num motor de busca como o Google, o SEO trabalha para que o website da empresa apareça nas primeiras posições.

Paid Media – Os profissionais de Paid Media são responsáveis pelos canais de publicidade digital paga de uma empresa. Neste momento as plataformas mais utilizadas são o Google Ads (que inclui o Youtube Ads) e o Meta Ads (que inclui Facebook e Instagram). Em algumas indústrias, o Tik Tok também tem apresentado excelentes oportunidades.

Web Design/ Development – O Web Designer e o Web Developer são responsáveis por criar e manter o Web Site da empresa e possíveis plataformas digitais. Estas são funções fundamentais para muitas empresas que utilizam o seu website como um ponto de venda dos seus produtos e serviços.

Marketing Desportivo – O profissional de Marketing Desportivo é responsável por desenvolver e implementar estratégias de promoção de marcas, eventos, atletas, clubes desportivos e outras entidades ligadas ao mundo desportivo. O seu objetivo passa por maximizar a visibilidade, aumentar a notoriedade, envolvimento dos fãs e atrair patrocinadores.

Dependendo de empresa para empresa, as funções de cada profissional podem ser diferentes.

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 Salário de Gestor de Marketing

Em média, o Gestor de Marketing recebe 1500€ por mês, trabalhando 40 horas semanais. Em inicio de carreira, este valor pode ser um pouco mais baixo, mas com experiência e dependendo do setor onde trabalha, o Gestor de Marketing pode vir a receber salários que ultrapassam os 2000€.

Temos de ter em conta, que é muito raro um profissional de marketing começar a sua atividade nesta profissão. Por norma, esta é uma posição conquistada depois de alguns anos de experiência em uma área relacionada.

Esta é uma posição central dentro do departamento de Marketing. O Gestor tem de conhecer as diferentes áreas do Marketing, tem de saber o que é possível ser realizado dentro de cada área e quais os timings que podem ser esperados. Tem de coordenar os membros da equipa para que todos estejam a lutar por um objetivo comum, criando uma estratégia holística e congruente.

Assim, todo o processo de planeamento parte do Gestor:

Estudo do Mercado – Antes de planear uma rota de ação, tem de se conhecer o mercado onde a empresa está inserida. Quais os fatores Demográficos, Geográficos, Económicos e Legais que podem impactar a atividade da empresa? Todos estes fatores vão ter impacto no produto que deve ser criado, na forma como deve ser comunicado e através de que canais deve chegar aos utilizadores.

Estudo da Empresa – Qual é a situação atual da empresa? Como é que a empresa está posicionada no mercado, quais são as associações que os utilizadores criaram com a marca e qual é o capital de marca existente? Sabendo onde a empresa se encontra neste momento, o gestor de marketing pode delinear um melhor plano para chegar ao objetivo.

Delinear um objetivo – O Gestor de Marketing, em conjunto com os outros elementos da gestão da empresa, deve delinear um objetivo para a empresa e para o departamento de marketing.

Posicionamento Ideal – Tendo em conta o estudo de mercado, o estudo da empresa e o objetivo delineado, o Gestor de Marketing tem de criar uma estratégia holística, com um objetivo delineado em mente – tem de definir o posicionamento ideal da marca na mente dos consumidores; e tem de criar uma estratégia para o conseguir. Esta estratégia deve ao mesmo tempo contemplar um objetivo de vendas ou de progressão.

Análise e correção – Com o plano de Marketing em atividade, o gestor de Marketing tem de realizar um controlo constante dos resultados e do que está ou não está a trazer os retornos esperados. Analisar os dados obtidos e realizar as correções onde são necessárias.

Curso de Marketing Digital

Salário do Gestor de Redes Sociais

O Gestor de Redes Sociais em média em Portugal, poderá esperar receber cerca de 1000€, sendo que este valor depende muito da experiência, do setor e da empresa onde trabalha.

Em inicio de carreira, os salários podem rondar os 900€, enquanto que com experiência, podem ultrapassar os 1300€ mensais trabalhando 40 horas semanais.

No entanto, esta é uma posição inicial. Com experiência, o Gestor de Redes Sociais poderá evoluir na sua carreira para posições como por exemplo, Gestor de Contas, com um salário média de 1600€ mensais.

Esta é uma área onde também é possível realizar uma carreira enquanto freelancer. Neste caso, os rendimentos irão depender de muitos outros fatores que vão além da experiência profissional – fatores como a capacidade de conseguir novos clientes, e de conseguir negociar valores.

Esta pode ser uma carreira promissora pelo impacto que pode ter nas empresas, especialmente em pequenas marcas ou marcas pessoais.

Nos últimos anos, muita marcas foram criadas com base nas redes sociais – desde marcas de roupa, a novas tecnologias, a elementos de decoração; existem excelentes oportunidades para criar um negócio com base nas redes sociais. No entanto, é necessário conhecer as plataformas onde se trabalha, saber o conteúdo que poderá trazer os melhores resultados e as estratégias para chegar a mais utilizadores e utilizadores mais indicados para a marca.

Algumas tendências na área das Redes Sociais:

  • O Tik Tok tem criado excelentes oportunidades para empresas e marcas chegarem a novos utilizadores, especialmente na venda de produtos, ou de softwares.
  • O conteúdo de vídeo continua a gerar excelentes resultados, cativando a atenção dos utilizadores por mais tempo e sendo mais facilmente relembrado.
  • Muitos criadores estão a optar por criar conteúdo que traga valor aos utilizadores mesmo sem que tenham de efetuar uma compra – um exemplo são guias de como realizar alguma atividade, onde os utilizadores não têm de se inscrever nem têm de comprar nenhum produto. Este conteúdo criado de forma recorrente vai criar associações fortes à marca.

Curso Gestão de Redes Sociais

Gestor de SEO

Em média, um profissional de SEO em Portugal recebe 1400€ por mês, sendo que este valor está muito dependente da sua experiência e da empresa onde trabalha.

Em inicio de carreira este valor pode ser um pouco mais baixo, mas com experiência, o profissional de SEO pode vir a receber salário que ultrapassam os 2000€ mensais.

Esta é uma área que tem as suas vantagens e desvantagens. Esta é uma área mais técnica do Marketing que requer muita análise de dados, requer realizar muitas experiências e requer conhecer o back-office do web site e as linguagens de marcação e programação, pelo que não existem tantos profissionais a candidatar-se a esta profissão como em outras áreas.

Por outro lado, o trabalho de SEO, muitas vezes é menos “visível” do que o trabalho de outros departamentos de marketing. Por exemplo, ao trabalhar nas redes sociais, todos os trabalhadores e toda a equipa de gestão de uma empresa conseguirão ver o trabalho do profissional de Social Media, mas o trabalho do profissional de SEO pode passar mais despercebido.

Isto leva, a que muitas vezes, o seu trabalho não seja tão valorizado ou que não existam tantas oportunidades de emprego.

No entanto, esta é uma área cada vez mais valorizada por diversos fatores:

  • Os anúncios de Paid Media – Google Ads e Meta Ads; estão a ficar mais caros por haverem mais marcas a utilizá-los e a concorrerem pelos mesmos utilizadores;
  • Equipas de Marketing bem desenvolvidas procuram profissionais de SEO com os conhecimentos e as competências para chegarem a mais utilizadores orgânicos;
  • Profissionais de SEO, por norma, são bastante versáteis, podendo auxiliar os diferentes elementos da equipa, como os profissionais de SEM, Gestão de conteúdo, ou Copywriting;
  • Com o aumento do nível de competição entre marcas, trabalhar sobre um único canal de marketing pode já não ser suficiente para atingir os objetivos da empresa – uma estratégia de marketing holística, por norma quando a equipa já está bem desenvolvida, traz os melhores resultados.

salário em SEO

Paid Media

Em média, o profissional de Paid Media ou de SEM (Search Engine Marketing) recebe 1500€ mensais.

De novo, em inicio de carreira estes valores podem ser mais baixos, mas com alguma experiência, os profissionais da área podem esperar salários que ultrapassem os 2000€, estando sempre dependente da empresa de onde trabalham e da indústria onde estão inseridos.

Para muitas empresas, a área de Google Ads e Meta Ads, representa o maior meio de aquisição de novos consumidores, tanto para empresas de produtos como empresas de serviços.

Neste momento, o número de empresas a utilizarem estas plataformas já é muito grande, pelo que são necessários profissionais com os conhecimentos e com as competências para trabalharem as plataformas de forma a conseguir o custo por conversão mais baixo possível.

 

Web Designer e Web Developer

Em média, o Web Designer em Portugal recebe 1300€ mensais, sendo que este valor pode chegar a valores superiores aos 2000€ mensais com alguns anos de experiência.

O Web Developer em Portugal recebe em média 1500€ mensais, sendo que este valor também pode ultrapassar os 2000€ com alguns anos de experiência e dependendo da indústria onde está inserido.

Com mais utilizadores nos canais digitais, o Website de muitas empresas tornou-se na sua “loja digital” onde são apresentados os produtos e serviços da empresa e onde são partilhados os princípios e a filosofia da empresa. Tal como numa loja física, o Website também tem de estar trabalhado e decorado para criar as associações idealizadas aos olhos dos utilizadores.

Assim, os profissionais de Web Design e Web Development ganharam muita relevância no mercado de trabalho – são necessários profissionais qualificados que consigam criar páginas de excelência, com altas taxas de conversão, e com boa funcionalidade.

Esta é uma excelente área para profissionais que procuram uma carreira de freelancers ou que querem criar a sua própria empresa.

Curso de Web Development

Marketing Desportivo

Em média, um profissional na área de Marketing Desportivo em Portugal, pode esperar receber entre 1200€ a 1800€ mensais, tendo em conta que este valor irá depender de fatores como a experiência, especialização, organização onde trabalha e localização.

Em início de carreira, um profissional desta área pode esperar receber entre 1000€ a 1500€ por mês enquanto, com experiência e especialização, este valor pode ultrapassar os 2500€ mensais, dependendo dos fatores acima mencionados.

Numa etapa inicial, o profissional pode desempenhar funções como assistente de marketing desportivo ou gestor de redes sociais, sendo possível construir uma base sólida para evoluir a cargos superiores.

Num nível intermédio, os valores ascendem para uma média de 1500€ a 2000€ por mês, consequência de funções de maior responsabilidade como gestores de marketing, especialistas de comunicação ou gestores de contas

No topo da hierarquia, num nível superior como Diretor de Marketing, os salários podes ascender a 3500€ ou mais, dependendo das responsabilidades e da organização onde trabalha.

A realidade do marketing desportivo em Portugal está a crescer a bom ritmo sendo esta uma oportunidade de inovar a forma como as marcas/clubes comunicam com os seus fãs e como os eventos desportivos são promovidos. Com o aumento da visibilidade de atletas femininas, o crescimento dos eSports e a importância crescente da sustentabilidade nas campanhas desportivas, existe um mercado crescente para quem souber tirar partido das novas tendências.

Curso de Marketing Desportivo

Cursos de Marketing Master D

A área do Marketing e do Marketing Digital apresentam excelentes oportunidades para novos profissionais começarem a sua carreira e para profissionais já estabelecidos evoluírem na sua profissão!

No entanto, esta também é uma área onde existe bastante competição. Sendo uma área em moda, existem muitos candidatos que procuram começar a sua carreira nas diferentes áreas relacionadas com o Marketing.

Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram os seus cursos, uma formação certificada é a melhor forma de começar o percurso profissional.

Na Master D contamos com diferentes cursos de formação profissional na área do Marketing:

Curso de Marketing Digital: Conheça as diferentes áreas do Marketing e desenvolva as capacidades para criar um plano de Marketing holístico.

Curso de Gestão de Redes Sociais: Desenvolva os seus conhecimentos e competências para trabalhar nas diferentes plataformas de Social Media e criar um plano de comunicação congruente tendo em conta os diferentes públicos alvo.

Curso de Gestão de Marcas e Publicidade: Esta formação prepara profissionais para criarem uma marca forte, com associações positivas e um forte capital de marca (o valor premium que um utilizador pode estar disposto a pagar por um produto estar associado a uma marca).

Curso de Web Design: Conheça os princípios e as boas práticas por detrás da criação de um Website e desenvolva as suas competências para trabalhar com as linguagens de marcação HTML e CSS e linguagem de programação Javascript.

Curso de Web Development: Desenvolva as suas competências para trabalhar nas áreas de front-end e back-end de um website com conhecimentos das linguagens de marcação HTML e CSS, linguagens de programação JavaScript e PHP, e o sistema MySQL.

Curso de Marketing Desportivo: Desenvolva as suas competências dentro da área do marketing desportivo, dominando estratégias de promoção de eventos, clubes e atletas, gestão de crise, definição de uma estratégia digital, criação e gestão de campanhas de publicidade online, gestão de redes sociais, análise de resultados, identidade do clube e adepto, patrocínios, marketing de influência e criação de conteúdos.

 

Poderá realizar estas formações em cursos semipresenciais ou em cursos online com certificado!

Não perca a oportunidade de começar a sua atividade numa área com excelentes oportunidades e com a possibilidade de criar uma carreira estável.

Formações Master D

1 respostas a Salários na área do Marketing

27 de octubre del 2023

Olá amigos da masterd
O artigo me ajudou bastante com minhas pesquisas para a faculdade de MKT e no trabalho, sou weddesigner iniciante e trabalho com criação de sites. www.systag.com.br
A partir de agora sou leitor assíduo do blog. Muito Obrigado pelo conteúdo.
Grande abraço...
Cordialmente
Anderson Brum

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