Social Media Manager: Como trabalhar na área
- O Social Media Manager tem tido um papel cada vez mais acentuado na estratégia de Marketing das empresas que estão a dar mais importância à vertente digital do seu negócio.
- Saiba como pode integrar a área com o curso de Gestão de Redes Sociais na Master D!
Índice
O trabalho do Social Media Manager
As redes sociais são uma parte integral da estratégia de marketing digital.
Segundo o Jornal Público, os portugueses passam cerca de 72 horas por semana a navegar a internet no telemóvel – as redes sociais ocupam 13 destas horas. Isto quer dizer que os portugueses passam mais tempo ao telemóvel do que a dormir.
É impensável para as empresas não tomarem ação nesta área.
Enquanto utilizadores, nós não pagamos para usar as redes sociais, porque são as empresas que estão a investir para chegar até nós. Mas será que esta estratégia dá resultados?
Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos, as redes sociais são uma excelente forma para as marcas se promoverem, para chegarem a novos consumidores e criarem uma imagem de marca mais forte. Cada uma das plataformas tem a sua funcionalidade e traz diferentes benefícios para as marcas:
- O Facebook foi a primeira das grandes Redes Socias de hoje a entrar no mercado. Esta é uma plataforma de excelência para a venda de produtos, para dar a conhecer a marca e para levar possíveis compradores para o site;
- O Instagram é das plataformas mais relevantes para o público jovem. Foi onde o marketing de influenciadores ganhou a sua maior relevância. Focando-se muito em imagens e vídeos, o Instagram permite que as marcas transmitam o seu branding/ a sua identidade para os potenciais consumidores;
- O Twitter em Portugal ainda não tem o mesmo impacto que tem em países estrangeiros como os Estados Unidos da América, mas foi a plataforma onde as grandes marcas começaram a interagir com os seus seguidores de forma mais próxima e planeada. É a plataforma onde as marcas comunicam mais diretamente com os seus consumidores.
- O Linkedin, com um perfil mais profissional, tem sido usado pela maioria das grandes empresas para procurar profissionais qualificados para juntarem à sua equipa. Nesta plataforma, negócios em modelo B2B (business to business) podem brilhar, chegando a empresas que precisam dos seus produtos e serviços, quando elas estão num “mindset” profissional.
- O Tik Tok ainda está a ser estudado, mas parece uma excelente plataforma para promover produtos não essenciais – produtos curiosidade que podem levar a compras impulsivas.
O Social Media Manager tem de analisar a marca que está a representar e tem de conhecer as diferentes plataformas para criar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades da sua empresa.
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Conhecimentos necessários no Social Media Manager
A profissão de Social Media Manager é mais profunda do que aparenta inicialmente. Com centenas de marcas a competir pelos mesmos possíveis consumidores e pela sua atenção, é preciso ter os skills certos para se conseguir destacar.
O Social Media Manager e o Community Manager partilham muitas das mesmas funções na empresa.
Conhecer as plataformas das redes sociais
Um dos primeiros passos, e um passo que muitas vezes é negligenciado pelos social media managers menos experientes, é a configuração das redes sociais para a empresa. Cada uma das plataformas tem guias que devem de ser seguidos para trazer os melhores resultados para a marca. Tomar o tempo para preencher todos os dados e requisitos de cada plataforma pode trazer grandes retornos no longo termo.
Criação de Campanhas
A grande razão pela qual as Redes Sociais existem é para servirem de meio de publicidade. O social media manager tem de identificar qual o seu público alvo, qual o conteúdo que este público procura, como transformar alguém que consome o conteúdo em alguém que compra o produto e qual a melhor plataforma ou plataformas para realizar esta promoção.
Cada plataforma tem um gestor de campanhas diferentes, e o Social Media Manager tem de ser capaz de criar resultados com cada um deles.
Criatividade
O Social Media Manager é responsável pelo conteúdo publicado. Começamos por analisar a nossa marca, quem é o publico alvo, quem são os nossos competidores e quais são as estratégias que eles usam nas suas redes sociais.
As publicações que criamos devem de seguir um padrão de acordo com o branding da marca. Estar constantemente a alterar o lettering, a alterar as cores e a alterar as imagens irá fazer com que os utilizadores não recordem quem somos. Consistência é chave!
Em muitas empresas, o Social Media Manager será também responsável pela criação da imagem. Pode ser usado conteúdo gráfico ou conteúdo fotográfico. Conforme o social media manager evolui na sua carreira, pode fazer sentido investir em formação em sistemas de edição de imagem.
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Copywriting
Para a maioria das Redes Socias é a imagem ou o vídeo que têm o maior impacto, mas o copy poderá ser outro fator diferenciador. Aprender as técnicas de escrita, de copywriting, e de persuasão é um fator diferenciador do Social Media Manager.
Começar uma carreira como Social Media Manager
O social media manager pode ter um grande impacto nos resultados da empresa, mas é uma profissão muitas vezes realizada por pessoal não qualificado. Uma formação e um certificado de conhecimentos são fatores diferenciadores para as entidades empregadoras.
O curso de Gestão de Redes Sociais da Master D dá as bases para que o formando comece uma carreira de sucesso. Neste curso, irá aprender através de casos práticos, exemplos de vários setores, e um programa de materiais que apresentam as técnicas e táticas para uma marca se diferenciar nas diferentes plataformas.
Após o curso os formandos irão ficar aptos a desempenhar as funções de gestor de comunidades, gestor de redes sociais, accounts, gestores de projetos, digital strategists e a trabalhar enquanto freelancers e terão a oportunidade de consultar a bolsa de empregos e bolsa de estágios Master D que pode ajudar na conquista da primeira oportunidade de trabalho!
O salário do social media manager pode ser bastante razoável quando se consegue alguma experiência profissional!
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1 respostas a Social Media Manager: Como trabalhar na área
Excelente artigo sobre como trabalhar na área de social media!
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