Técnicas de estudo: Qual a melhor para si?
Índice
Todos somos diferentes. Até quando falamos de técnicas de estudo. Para uns resulta melhor de uma maneira, para outros de outra mas uma coisa é certa: cada um de nós deverá descobrir qual a sua forma de eleição.
Dr. Chuck Hillman da Universidade de Illinois publicou um estudo no British Medical Journal que comprova que caminhar é uma excelente forma de melhorar o funcionamento do cérebro e estarmos aptos para os desafios com os quais nos deparamos diariamente.
Por isso, antes de prestar provas, é vantajoso caminhar cerca de 20 minutos para que o seu desempenho seja melhor.Mas há mais formas de melhorar as capacidades do nosso cérebro e tirar o máximo partido dele.
Já experimentou todas estas? Quais as que melhor se adequam a si? Enumeramos algumas aqui:
- Descubra qual o horário de estudo mais eficaz para si: Para descobrir a melhor hora, o melhor é fazer o teste e estudar em horários diferentes e perceber quando está mais concentrado.
- Explique a um amigo o que acabou de aprender: Verbalizar ajuda a memorizar.
- Prefira a luz natural para estudar: Caso não seja possível, a luz artificial deve simular a luz natural o mais possível.
- Peça a um amigo para lhe fazer perguntas da matéria: Altera a monotonia da rotina do estudo.
- Evite ao máximo as distrações: Ouça música com headphones mas tenha em atenção o ponto seguinte.
- Música enquanto estuda? Só quando não sabe a letra: Caso contrário, corre o risco de se focar na letra da música em vez do que realmente importa.
- Faça tópicos e esquemas e resumos: Escreva pelas suas próprias palavras o que está a estudar.
- Não avance no estudo se tem dúvidas: Apenas deverá avançar para a temática seguinte quando não há questões.
- Utilize marcadores de cores para fazer destaques: Realçar os temas-chave ajuda a memorizar o conteúdo. Cores diferentes podem ajudar a diferenciar prioridades.
- Realize exercícios práticos: A prática solidifica a teoria e permite perceber qual a matéria que deverá ser reforçada.
- Trace metas: planeie o tempo de estudo: Planeando o tempo ajudará a tirar maior partido dele.
Dicas para rotinas diárias:
- Durma cerca de 8 horas por dia: O descanso diário é fundamental.
- Faça exercício físico: Oxigena o cérebro e promove a criatividade.
- Por cada 50 minutos, descanse 10: O nosso cérebro precisa de descanso para se regenerar e solidificar os conhecimentos adquiridos.
- Distribua o estudo: Não estude somente de véspera.
Não há uma forma padrão para todos e nem tão pouco uma fórmula mágica mas estas dicas vão ajudar.
É formando na Master D? Consulte o seu Preparador e conheça mais métodos para que o seu estudo seja o mais produtivo possível. Conheça ainda mais vantagens Master D!
Esta notícia ainda não tem comentários