Visual Merchandiser: O que faz e onde trabalha
- O trabalho do visual merchandiser está presente no nosso dia a dia, mas muitas vezes é-nos desconhecido. Todos os dias passamos por montras e displays, mas raramente pensamos em todo o seu processo de criação.
- Saiba como pode trabalhar na área com o curso de vitrinismo e visual merchandising Master D!
Índice
O trabalho do visual merchandiser
O visual merchandising é uma das áreas da decoração menos conhecida, mas é uma área com um impacto gigante na maneira como cada marca é percebida e identificada.
O visual merchandiser trabalha as montras e disposições das lojas para criar uma imagem que reflete os ideais da marca, que transmite uma mensagem aos potenciais clientes e que cria o desejo de comprar. É uma profissão que engloba tanto princípios de marketing e estética como princípios de arquitetura e design.
O visual merchandiser cria a identidade na loja.
Apesar da importância que a profissão tem nas vendas e na perceção da marca, ainda existem muitas empresas que optam por recorrer a profissionais de outras áreas para realizar os trabalhos de vitrinismo e visual merchandising. Isto dá a oportunidade de que outras lojas se destaquem e que profissionais qualificados marquem a diferença!
O profissional qualificado em visual merchandising pode fazer toda a diferença nos resultados de uma marca, criando uma imagem de loja mais apelativa e chamativa – vai trazer potenciais clientes que deixam de ir a outras lojas.
O Impacto do Visual Merchandiser
O nosso primeiro contacto com uma loja é a sua vitrine.
Em centros comerciais ou em ruas de comércio, as diferentes marcas lutam para agarrar a nossa atenção, e a loja com uma imagem mais forte, por norma é a primeira que visitamos. Este é o impacto do visual merchandiser.
O potencial cliente ao entrar na loja primeiro já mostra um nível de confiança na marca. Pode não ser uma escolha consciente, mas o facto de aquela loja ter sido a primeira em que ele ou ela entraram, tem um significado e vai transmitir-se na decisão de compra.
Saiba Mais sobre a Formação de Visual Merchandising
Impacto do Visual Merchandiser no negócio
É mais fácil de vender quando o cliente já está na loja!
O facto de o potencial cliente escolher entrar primeiro em uma loja e não em outra vai traduzir-se nas vendas de ambas as marcas. Este é o primeiro ponto de interesse do visual merchandiser, mas não é o único.
O Visual Merchandiser é responsável pelo que a pessoa sente quando entra na loja. A disposição dos espaços, a decoração e os efeitos, em conjunto, criam uma experiência para o consumidor. As grandes marcas investem muito tempo e recursos no planeamento da loja – quando o potencial consumidor entra numa loja, ele deve de sentir alguma coisa.
Marcas de carros, como a Tesla, querem criar uma ideia de exclusividade, marcas de roupa podem querer criar uma ideia de popularidade, lojas de antiguidades querem criar uma imagem de raridade.
E esta imagem irá ficar com o consumidor – as imagens da marca são investimentos e são a forma como a marca vai ser relembrada.
Trabalhar como Visual Merchandiser
A área do visual merchandising continua a evoluir. Hoje em dia vamos a um supermercado e a qualidade de produtos concorrentes de uma loja para a outra não varia muito. As marcas estão à procura de uma nova forma de se diferenciarem e, por isso, os elementos relativos ao design estão a ganhar notoriedade.
Existe mercado para o visual merchandiser, mas também existem muitas marcas que precisam de ser convencidas do efeito que este profissional pode ter na empresa. A melhor forma de nos diferenciarmos é com uma formação que prova os nossos conhecimentos.
Este é o objetivo do curso de vitrinismo e visual merchandising Master D. Nesta formação vai ganhar os conhecimentos e as competências técnicas para conseguir trabalhar a marca e o design de um espaço comercial, promovendo um sentimento e uma imagem que traga os consumidores certos para as lojas!
Vai aprender as tendências atuais do design e moda, compreender a filosofia por detrás da conceção de um espaço comercial, vai aplicar técnicas e estratégias de valorização de produto e de marca, desenvolver técnicas gráficas de realização de projetos Visual Merchandising, conhecer os materiais certos e saber quando deve de usar cada um, e irá conceber projetos de decoração tendo em conta toda a parte criativa e gráfica de um projeto.
Com o curso de Vitrinismo e Visual Merchandising os formandos ficam aptos a trabalhar em gabinetes de arquitetura ou decoração, departamentos de gestão e exploração comercial, departamentos de trabalho de desenvolvimento de funções de loja, departamentos de design de grandes marcas de retalho, ou em pequenas empresas que estão à procura de se diferenciar com um design inovador.
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