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Vitrinismo - o que é e porque é tão necessário?

 

O vitrinismo surge hoje como uma profissão emergente que alia uma vertente artística com técnicas de publicidade e vendas. Quem trabalha na área sabe que as competências necessárias para exercer a função são muito mais do que ter apenas (bom) gosto pela decoração.

No fundo é o vitrinista que traz as estratégias de publicidade para a vitrine, que, por sua vez impulsiona as vendas no momento. Quem nunca reparou numa montra atractiva e que se diferencia das demais? Quem nunca se sentiu tentado a entrar numa loja por ver um qualquer produto na vitrina?

Saiba como trabalhar em Vitrinismo

São os vitrinistas que pensam em todos os pormenores e que nos fazem sentir tudo isso.  O vitrinismo surge hoje como uma profissão de grande importância. Uma montra atractiva é fundamental para levar os consumidores a entrarem na loja.

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Vitrinismo, o quê?

A profissão de vitrinista e decorador de loja é relativamente recente. No entanto, as vitrinas já têm raízes histórias que remontam até ao séc. XII. Tudo começou com os mercados e zonas comerciais árabes na Europa.

As mercadorias eram expostas na rua para atrair mais clientes, objectivo que se mantém até hoje. Só no séc.XX, com o aparecimento dos centros comerciais e com o consequente crescimento da competitividade é que a vitrina passou a ser vista como publicidade.

Passou a dar-se mais importância ao factor estético em vez de apenas mostrar o que a loja vendia. As montras passaram também a ser iluminadas à noite beneficiando de maior exposição.

Com o crescimento de uma sociedade que consome em grande escala, a importância das montras foi igualmente aumentando. Para seduzir o público, o factor cenográfico e estético são os protagonistas.   

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A importância do vitrinista/ decorador de lojas

Já se sabe que a publicidade, o design de produto e o merchandising são focos mais que importantes para o sucesso de vendas. Porém, não se pode esquecer do papel do vitrinista/ decorador de loja.

Esta figura é igualmente fundamental para o sucesso: é ela que relaciona a procura de um certo produto com a oferta e leva às vendas no momento. Uma montra atractiva é meio caminho andado para atrair mais consumidores para a loja.

O ambiente da montra está relacionado com o produto e com o que a marca quer que o consumidor sinta.

Uma montra bem conseguida faz com que os produtos se tornem imensamente desejados. Só depois entra a decoração da loja: num estabelecimento desarrumado e desorganizada poucas são as pessoas que querem ver os produtos.

A decoração tem o poder de atrair os consumidores para um determinado produto ou até de os fazê-los criar uma relação de conforto com a marca.   

O que faz, então, um vitrinista/ decorador de loja?

O vitrinista/ decorador de loja é um profissional qualificado que deve ter sobretudo competências artísticas. Ao contrário de um decorador de interiores (função que um vitrinista também pode desempenhar), o profissional de vitrinismo deve trabalhar para expor o produto de forma atractiva.

É essa pessoa que traz a estratégia publicitária para dentro da loja e faz com que tudo funcione.

Ser-se vitrinista/ decorador de loja não é meramente arrumar o espaço. É muito mais do que isso, é dar uma identidade ao estabelecimento para o qual trabalha.

Como capacidades essenciais para um bom desempenho, esse profissional deve saber decorar, compor, criar e vender de forma artística. Tudo o que está exposto dentro da loja, assim como na montra, deve ser pensado para ser estético e funcional.

No final tudo deve ser harmonioso e criar algum tipo de sensação no consumidor.

O vitrinista/ decorador de loja deve ter em conta as ideias e as expectativas do cliente para quem está a trabalhar. Para além disso, este profissional deve conseguir encontrar soluções para que as ideias do cliente sejam postas em prática de forma pragmática.

Estes profissionais criativos podem vir a trabalhar no comércio local e de rua, em centros comerciais, em cadeias de lojas e em stands de exposições.

Em todos estes locais, o trabalho do vitrinista deve ser adequado ao tipo de loja, produto, público-alvo, entre outros.   

O porquê da formação

O facto de esta ser uma profissão criativa não quer dizer que dispense habilitações. Nem sempre é só preciso ter jeito, o conhecimento é sempre uma mais valia. Existem certos aspectos técnicos e artísticos ligados à área que não se conseguem sem formação:

 - Ter noção dos materiais e elementos para a decoração de interiores;

 - Conhecer as técnicas de composição para distribuir os materiais de forma harmoniosa;

 - Dominar a cor e iluminação

 - Reconhecer a importância da montra nas vendas de produto

O vitrinismo é uma profissão crucial para aumentar as vendas de um dado estabelecimento. Ser-se vitrinista não é apenas decorar uma montra para que ela fique bonita. É aliar a estética às estratégias de publicidade e marketing. É mostrar todos os benefícios de um produto e fazer com que os consumidores o queiram comprar.   

Se pensa em juntar-se à profissão de Vitrinismo e Visual Merchandiser não hesite em conhecer o curso Master D! 

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2 respostas a Vitrinismo - o que é e porque é tão necessário?

28 de septiembre del 2018

Eu nunca mais tiro um curso com a vossa empresa, a 7 anos tirei técnica de farmácia e vim a saber k não é creditado pela ANF, dinheiro ao lixo.
E não recomendo a vossa escola.

responder
15 de Outubro de 2018

Boa tarde, Catiza

Lamentamos que tenha passado por uma experiência menos boa na Master D e para nós é muito importante saber o que correu melhor e pior no percurso dos nossos formandos para que possamos crescer e melhorar o nosso serviço.

A profissão Técnica Auxiliar de Farmácia, a qual não dispomos no nosso leque de formações, é regulamentada e exige uma formação própria distinta da que a Catiza realizou (Deliberação nº 396/2017). A formação que frequentou na Master D foi a de Auxiliar de Parafarmácia.

Se necessitar de mais esclarecimentos, estamos ao seu dispor.

Atenciosamente,
Master D

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