Web Design: O que é e como começar uma carreira
- As novas tecnologias têm permitido que cada vez mais empresas migrem parte da sua atividade para o mundo digital, criando novas oportunidades de trabalho para profissionais de Front e Back-end Development.
- Não perca a oportunidade de começar a sua carreira na área com o curso de Web Design Master D!
Índice
O que é o Web Design
O Web Design é uma área multidisciplinar que utiliza um conjunto de elementos para criar websites que são visualmente apelativos, fáceis de usar e navegar, e eficientes para cumprir o objetivo da marca.
É uma área que envolve o processo de conceptualizar, de planear e criar uma página tendo em conta todos os elementos que o compõem – o seu layout, o esquema de cores, tipografia e a sua estética geral. Todos estes elementos devem de ser otimizados para representar a imagem de marca pretendida, para permitirem uma experiência positiva da parte do utilizador e para auxiliar outros departamentos da empresa a conseguirem os seus objetivos.
Num mundo digital, esta é uma área que tem vindo a ganhar relevância e procura, tanto por empresas como por indivíduos.
Um Website estético e eficiente pode ter um papel fundamental na:
Criação de Capital de Marca – Os Websites de muitas empresas podem ser pensados como se fossem as suas novas lojas. As cores, as imagens, o tipo de letra e todos os outros elementos vão ser “absorvidos” pelo utilizador na criação de uma imagem de marca.
Aquisição de Novos Consumidores – Cada vez mais, os compradores estão a familiarizar-se com o processo de realizar compras online. O website, enquanto “nova loja” tem de estar otimizado para facilitar o processo de compra, para transmitir segurança ao utilizador e para representar os valores da marca.
Retenção de Consumidores – Os novos canais digitais de marketing estão a ser otimizados para facilitar a retenção de utilizadores e criar um sentimento de lealdade.
Competências necessárias em Web Design
O Web Design representa uma área com excelentes oportunidades de emprego e com excelentes oportunidades de progressão de carreira, no entanto, esta também é uma área com muita competição.
Para ter sucesso são necessários conhecimentos e competências base fortes e é necessária uma vontade contínua por evoluir e aprender mais.
Novas ferramentas e novas tendências estão constantemente a surgir, e o profissional da área tem de se manter atualizado. Por exemplo, uma das grandes tendências em 2023 na área de Web Design e em muitas áreas adjacentes é o uso de tecnologia AI na criação de conteúdo.
Com bases de conhecimento sólidas e adaptáveis às novas tendências, temos todas as oportunidades para evoluir na nossa carreira!
Princípios de Design
Os princípios do Design irão servir como uma fundação em todo o processo da criação de um Website apelativo e fácil de navegar.
Estes princípios podem ser usados como guias e como melhores práticas para garantir que o utilizador irá encontrar o que procura na página e que irá conseguir realizar o seu objetivo. Também são usados como uma forma de transmitir uma imagem de marca pretendida e de criar as emoções desejadas nos utilizadores.
Enquanto Web Designers devemos de ter atenção a princípios como:
Hierarquia Visual – A hierarquia visual é a forma de comunicar a importância de cada elemento na página. Podemos criar hierarquia visual através dos diversos elementos e da sua forma de interagir como a cor, o tamanho, o contraste ou o espaçamento. O exemplo mais comum de hierarquia visual é o título das páginas, na grande maioria, ter um tamanho de letra maior do que o texto.
Tipografia – A tipografia tem um papel central nas páginas web, facilitando a leitura do conteúdo e tendo um grande impacto na estética em geral do conteúdo.
Teoria de Cores – As cores têm uma simbologia muito forte na nossa mente. O branco representa paz e inovação, o laranja representa energia e prosperidade… Conhecimentos fortes sobre os fundamentos das cores, permite que o Web Designer crie páginas com um impacto emocional forte.
Balanço – O balanço representa a distribuição visual de cada elemento – assegura que cada elemento está organizado de forma harmoniosa, criando a ideia de estabilidade e equilíbrio.
Contraste – O contraste enfatiza os elementos mais importantes do design e cria interesse visual. Ao usar cores, formas, ou texturas com contraste, estamos a “iluminar” a informação mais importante na página e a guiar a atenção dos utilizadores.
HTML e CSS
As linguagens de marcação HTML e CSS são a base da criação de páginas web.
O HTML é utilizado para estruturar o conteúdo dos websites e de cada página, enquanto que o CSS é utilizado para definir o aspeto visual de cada elemento.
Ao dominar estas duas linguagens, o Web Designer vai conseguir criar websites apelativos e responsivos!
Hoje, muitos websites utilizam sistemas de gestão de conteúdos (CMS) excelentes, como o Wordpress, que permite que o utilizador crie websites excelentes com poucos conhecimentos de linguagens de código ou de marcação. No entanto, pela nossa experiência, este conhecimento é 100% diferenciador no sucesso do Web Designer.
Conhecer as linguagens HTML e CSS permite que o profissional consiga moldar a totalidade do Website, eliminando alguns dos pontos negativos de utilizar um CMS sem conhecimentos avançados e é uma excelente base para progredir para linguagens de código mais avançadas que permitem criar páginas interativas e disruptivas.
Design Responsivo
O Design Responsivo é aquele que se adapta ao dispositivo que estamos a utilizar.
Ou seja, quando vemos uma página no computador e no telemóvel, os elementos têm de se adaptar para manterem a sua estética e usabilidade nos diferentes tamanhos e proporções de ecrã.
Hoje, a maioria dos utilizadores já estão habituados a utilizar o seu dispositivo móvel para navegar a internet e possivelmente realizar compras.
Adaptar o website às diferentes possíveis dimensões do dispositivo cria uma melhor experiência para o utilizador, possibilita um aumento no número de vendas ou outros objetivos da página, e transmite a outras plataformas, como o Google, que é um Website de qualidade – pode ajudar outros departamentos, como SEO a melhorar o seu posicionamento nos motores de busca.
Design baseado na experiência do utilizador (UX design)
O Design baseado na experiência do utilizador, mais conhecido pelo termo em inglês User Experience Design (UX Design), foca-se na criação de interações positivas entre os utilizadores e as páginas ou produtos Web.
Durante a criação do Website, o Web Designer tem de compreender os desejos, necessidades, preferências e hábitos de quem o irá utilizar.
Alguns dos tópicos fundamentais do UX Design são:
Design centrado no utilizador – O UX coloca o utilizador no centro do processo de planeamento e criação do website. Ao perceber os desejos e necessidades do utilizador, o designer consegue criar projetos que vão ao seu encontro.
Pesquisa – Uma parte fundamental do UX é medir os efeitos do seu trabalho. Muitas vezes este processo está associado a custos elevados em tempo e capital, como por exemplo através de entrevistas e questionários. No entanto, hoje já existem novas ferramentas digitais que nos permitem realizar esta análise com poucos ou nenhuns custos, como por exemplo através de testes A/B ou da análise de mapas de calor no website (plataformas que nos permitem verificar onde o utilizador clicou mais vezes, e em que parte da página ele passou mais tempo).
Arquitetura da informação – A arquitetura da informação refere-se à forma como a organizamos e como a estruturamos dentro das nossas páginas para as tornar fáceis de ler e navegar. Menus e hierarquias bem estruturadas permitam que o utilizador consiga cumprir o seu objetivo de forma mais eficiente e rápida.
Testar a usabilidade – O UX desinger deve de realizar testes contínuos sobre como os utilizadores estão a interagir com a plataforma, de forma a detetar problemas, encontrar soluções e assegurar que a experiência destes está de acordo com as suas espectativas.
O Design UX foca-se em perceber as necessidades dos utilizadores e potenciais utilizadores e desenhar uma experiência digital que as consiga satisfazer.
Ferramentas de Design Gráfico
As ferramentas de Design Gráfico auxiliam o trabalho do Web Designer, especialmente quando este está a trabalhar em projetos a solo ou com uma equipa mais pequena, sem um designer gráfico.
Estas ferramentas permitem a criação, transformação ou reprodução de elementos visuais que adicionem qualidade ao projeto final.
Pela nossa experiência, as ferramentas da Adobe Creative Cloud, são das mais completas, incluindo:
Adobe Photoshop – O Photoshop é uma ferramenta versátil para edição e transformação de imagens, permitindo melhorar a qualidade de fotografias, criar efeitos visuais e otimizar as imagens para o website.
Adobe Illustrator – O Illustrator é uma ferramenta de design gráfico otimizada para criar logotipos, ícones, imagens e ilustrações.
Adobe InDesign – O InDesign está otimizado para criar layouts e composições, oferecendo a possibilidade de desenhar documentos como brochuras, revistas, livros e websites.
Ao dominar as ferramentas de Design Gráfico, o Web Designer tem a possibilidade de criar websites únicos e diferenciados que vão ao encontro das expetativas dos seus clientes ou gestores.
A Master D conta com o Curso de Design Gráfico que tem o objetivo de preparar os formandos com os conhecimentos e com as competências técnicas para começarem a sua carreira enquanto Designers Gráficos, Designers de Comunicação, Ilustradores, ou Pós-produtores gráficos.
Começar uma Carreira em Web Design
Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos de formandos que já terminaram a sua formação, a melhor forma de começar o nosso percurso profissional na área do Web Design é com uma formação certificada!
O Curso de Web Design tem o objetivo de preparar os formandos para começarem o seu percurso enquanto: Web Designers, Front-end developers, Especialistas em Wordpress, UX/UI web designers, ou web & interface designers.
Esta formação poderá ser realizada em modelo online, ou em modelo semipresencial em Lisboa, no Porto, em Faro, ou Coimbra.
Os formandos irão ter acesso a Webinares, Masterclasses e Workshops com os seus tutores e com outros profissionais da área para que consigam desenvolver competências diferenciadoras no mercado de trabalho. No final do curso, terão ainda acesso à bolsa de emprego e bolsa de estágio Master D que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de trabalho na área.
Não perca a oportunidade de começar a sua nova carreira com a Master D!
Conheça todos os nossos cursos online.
Esta notícia ainda não tem comentários