Curso de Assistente Administrativo e Recursos Humanos
Cada vez mais as empresas adotam modelos de gestão centrados nas pessoas, apostando na valorização das competências dos seus colaboradores.
Deste modo, o departamento de Recursos Humanos deixou de ser apenas operacional para assumir um papel estratégico: da atração e retenção de talento, à análise de dados de comportamento organizacional, programas de bem-estar e diversidade. Esta evolução tem originado a necessidade de cada vez mais profissionais com conhecimentos para atuar nesta área.
Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.
Destinatários
O Curso de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos prepara profissionais qualificados, capazes de executarem todas as tarefas inerentes a um assistente administrativo, e potencia, ainda, o desenvolvimento de competências e ferramentas profissionais necessárias ao desempenho de funções de suporte ao departamento de recursos humanos.
Esta formação destina-se a:
- Atuais ou futuros profissionais da área administrativa, com ou sem experiência, que procuram aprender e desenvolver as suas competências técnicas, para uma melhor preparação para o mercado de trabalho e os seus desafios.
Também pode optar por seguir o Curso Avançado em Assistente Administrativo que permite a aquisição de conhecimentos e competências técnicas necessários para intervir ao nível das atividades administrativas e de suporte. Esta formação é ideal para quem pretende trabalhar nas diferentes vertentes da área administrativa, uma vez que aborda as temáticas que envolvem os diversos departamentos a que esta área se encontra associada.
Vantagens deste curso
-
BOLSA DE ESTÁGIOS
Aceda ao mercado laboral com
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Entre as vantagens oferecidas está ainda o acesso a uma demonstração gratuita do Sage 50cloud Salários, com todas as funcionalidades de um utilizador profissional.
O Sage 50cloud Salários é uma solução completa para simplificar a gestão de recursos humanos das pequenas e médias empresas. Combina funcionalidades avançadas com a segurança e acessibilidade de uma cloud. O Sage 50cloud Contabilidade é intuitivo e cumpre todas as obrigações fiscais, ajudando na tomada de decisões estratégicas.
Mas, não terá apenas acesso às funcionalidades deste software, por ser formando Master.D, terá um desconto na Certificação Oficial Sage. Com esta certificação de competências no domínio da plataforma, além de valorizar o seu currículo, estará melhor preparado para responder às exigências do mercado de trabalho!
Objetivos - Curso de Assistente Administrativo e Recursos Humanos
- Saber como se organizam e hierarquizam diferentes estruturas empresariais.
- Distinguir diferentes tarefas administrativas, associadas ao funcionamento dos diversos departamentos.
- Receber e direcionar visitantes, clientes e fornecedores de uma empresa.
- Conhecer e aplicar técnicas para uma comunicação eficaz.
- Conhecer regras de etiqueta ao telefone e de comportamento organizacional.
- Desenvolver técnicas para elaborar comunicações e apresentações cativantes e assertivas.
- Adquirir estratégias para a gestão de conflitos e reclamações.
- Desenvolver técnicas para uma gestão de tempo eficaz.
- Conhecer os diferentes tipos de empresas e compreender as diferentes formas jurídicas das mesmas.
- Conhecer os diferentes modelos de gestão de recursos humanos.
- Conhecer e aplicar os diferentes procedimentos administrativos associados ao departamento de recursos humanos.
- Saber configurar e utilizar o software TOConline.
- Aprender a utilizar ferramentas Office, adaptadas à função a desempenhar.
Saídas Profissionais
O Curso de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos prepara os formandos para desempenharem funções enquanto:
- Assistente de recursos humanos: Suporte na gestão de pessoal, triagem de candidaturas, coordenação de entrevistas, onboarding, processamento de admissões e saídas de colaboradores.
- Assistente de formação e desenvolvimento: Suporte no planeamento de ações de formação, e acompanhamento de desempenho.
- Gestor de recrutamento: Análise de perfis e publicação de vagas.
- Assistente administrativo/Office Assistant/Administrativo: Suporte geral à tarefas de escritório, organização de documentos, arquivo e correspondência e gestão de agendas.
- Assistente de front-desk/backoffice: Suporte às operações internas, atendimento presencial e telefónico, triagem de clientes, tratamento de processos e coordenação com equipas de outras áreas.
- Coordenador de equipa administrativa: Supervisão das atividades administrativas e liderança de equipas, assegurando o cumprimento dos objetivos e o bom funcionamento das operações.
- Assistente comercial: Gestão de contactos com clientes e apoio ao departamento de vendas, emissão de propostas e follow-up, facilitando a comunicação e a coordenação de processos.
Funções
- Gerir a entrada e saída de correspondência.
- Marcar e organizar viagens de negócios.
- Gerir arquivo e economato.
- Gerir fornecedores.
- Planear e moderar reuniões.
- Realizar atendimento ao cliente (presencial e/ou telefónico).
- Gerir reclamações.
- Preparar comunicações e apresentações cativantes e assertivas.
- Escrever atas e elaborar demais documentos afetos à organização.
- Gerir tarefas, agendas e horários.
- Apoiar no processamento salarial e elaboração de contratos de trabalho.
- Apoiar na gestão de recursos humanos.
- Gerir trabalho e equipas (quando faz coordenação das mesmas).
- Apoiar administrativamente o departamento ou departamentos a que está afeto.
Os formandos poderão desempenhar estas funções em diversos locais/entidades, nomeadamente:
- Empresas (de qualquer área).
- Escritórios.
- Departamentos de recursos humanos.
- Associações (de qualquer área)
- Companhias de seguros
- Qualquer organização onde exista a necessidade de suporte administrativo e de recursos humanos.
Certificação Profissional Master D
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.

A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.
Perguntas Frequentes
O que são os Recursos Humanos?
Recursos Humanos são a área estratégica da empresa que se dedica à gestão das pessoas - desde a atração e seleção ao desenvolvimento, retenção e bem-estar dos colaboradores.
Os membros do departamento de RH fornecem os conhecimentos, ferramentas, educação, serviços administrativos, jurídicos e necessários, coaching, aconselhamento de gestão e supervisão de gestão de talentos necessários ao bom funcionamento da organização.
Que profissões poderei desempenhar com o curso de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos?
O curso de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos prepara os formandos para começarem a sua carreira enquanto :
- Assistente de Recursos Humanos;
- Assistente de Formação e Desenvolvimento;
- Gestor de Recrutamento;
- Assistente Administrativo;
- Administrativo;
- Assistente Administrativo de Front-Desk;
- Assistente Administrativo de Backoffice;
- Coordenador de Equipa Administrativa;
- Assistente Comercial.
O objetivo da formação é preparar os formandos para o mercado de trabalho e para os desafios que irão encontrar durante o seu percurso profissional. Durante a fase final do curso, os formandos terão acesso à bolsa de estágio e bolsa de emprego da Master D, que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira oportunidade de emprego.
Existem oportunidades de emprego na área de Serviços Administrativos e de Recursos Humanos?
Sim! - atualmente o mercado está bastante ativo!
Pela nossa experiência e pelo feedback que recebemos, existem excelentes oportunidades de emprego enquanto assistente administrativo e de recursos humanos. , distribuídas por empresas de todos os setores (serviços, indústrias, consultoria, hotelaria, saúde, etc.). Com o crescimento da economia e das organizações, cada vez mais as empresas precisam de profissionais para coordenar as atividades das suas equipas e aumentar a sua eficiência. Atualmente, com o crescimento da economia e das organizações, cada vez mais as empresas precisam de profissionais responsáveis para coordenar as atividades das suas equipas e aumentar a sua eficiência.
Esta é a principal função dos Assistentes Administrativos. Durante o seu percurso profissional irá desenvolver funções como:
- Planear e moderar reuniões;
- Gerir tarefas, agendas e horários;
- Apoiar no processamento salarial e elaboração de contratos de trabalho;
- Apoiar na gestão de recursos humanos;
- Apoiar administrativamente o departamento ou departamentos a que está afeto.
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