Apresentação
O curso de Visual Merchandising e Vitrinismo proporciona aos formandos competências essenciais para atuar profissionalmente, tanto num pequeno espaço comercial, de comércio tradicional, como num stand ou numa feira.
Este curso tem a possibilidade de ser realizado online totalmente a distância.
Atualmente, com a elevada concorrência no setor, os espaços comerciais procuram afirmar-se através de elementos diferenciadores, apostando em designs apelativos e estimulantes de forma a obter melhores resultados comerciais, aumentar a satisfação dos clientes e criar uma experiência única de compra.
Deste modo, o setor da conceção do espaço comercial requer cada vez mais profissionais qualificados, capazes de acompanharem as tendências de espaços comerciais e que respondam eficazmente aos diversos estímulos e à elevada oferta comercial existente.
Torne-se num profissional preparado para criar ideias e espaços e captar a atenção e o interesse do cliente, a sua vontade de experimentar aquele produto e potenciar a sua satisfação.
Se a sua paixão por decoração vai além dos espaços comerciais, a Master D disponibiliza também o curso Avançado de Decoração de Interiores, Visual Merchadising e Vitrinismo, que prepara futuros profissionais na área da decoração de interiores, dotando-os de competências para conceberem espaços com identidade própria.
No final do curso, os formandos poderão ter a oportunidade de se candidatar a um estágio formativo através do nosso serviço de inserção laboral.
Modalidades disponíveis:
- Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo Online: modalidade e-learning;
- Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo em Lisboa, no Porto, em Faro, em Braga e em Coimbra: modalidade b-learning.
Objetivos do curso de Visual Merchandising e Vitrinismo
O curso de Vitrinismo e Visual Merchandising tem como principal objetivo dotar os formandos de conhecimentos e de competências técnicas que os tornem capazes de realizar o projeto de um espaço comercial ou de desenvolver o design de um stand de feiras, projetando e promovendo uma determinada marca.
Ao longo da formação de Visual Merchandising e Vitrinismo pretendemos que os formandos alcancem ainda os seguintes objetivos:
- Compreender a evolução, nos séculos XX e XXI, da História do visual merchandising e do vitrinismo.
- Conhecer as tendências mais atuais desta vertente do design.
- Compreender a conceção de um espaço comercial, de forma a criar uma identidade comercial própria e única da imagem da marca.
- Aplicar técnicas e estratégias que valorizem produtos, marcas e o próprio espaço comercial para atrair clientes e atingir os melhores resultados comerciais.
- Compreender e desenvolver técnicas gráficas e de realização de projetos de visual merchandising.
- Saber selecionar materiais, texturas, cores, mobiliário específico, entre tantas outras possibilidades criativas.
- Conceber projetos de decoração, tendo em consideração toda a parte criativa e gráfica de um projeto, até à seleção dos materiais e elementos decorativos.
Saídas Profissionais em Visual Merchandising e Vitrinismo
Após concluírem o curso de Visual Merchandising e Vitrinismo, os formandos poderão desenvolver a sua atividade profissional como:
- Decorador de espaços comerciais.
- Visual merchandiser.
- Vitrinista.
- Freelancer como visual merchandiser.
Com o Curso de Vitrinismo e Visual Merchandising, os formandos poderão desempenhar as funções de:
- Analisar espaços.
- Tirar medidas.
- Analisar e selecionar materiais, texturas, cores, mobiliário específico, elementos decorativos a aplicar no projeto de decoração.
- Promover a exposição de produtos.
- Elaborar e desenvolver projetos de decoração de espaços comerciais.
- Elaborar e desenvolver projetos de decoração de vitrinas.
Locais onde poderão desenvolver as atividades de Visual Merchandising e Vitrinismo:
- Gabinetes de arquitetura.
- Gabinetes de decoração.
- Departamentos/equipas de gestão e exploração comercial.
- Departamentos/equipas de trabalho de desenvolvimento de funções para lojas, espaços comerciais, criação de espaços público ou de eventos.
- Departamentos/equipas de design de grandes marcas de retalho.
Certificação
De acordo com a legislação em vigor, os formandos receberão um certificado de formação após a sua conclusão com aproveitamento.
A Master.D é uma organização certificada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação – segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade). Desta forma, conseguimos garantir aos Clientes um serviço de acordo com directrizes certificadas por normas de referência reconhecidas no Mercado.
Perguntas Frequentes
Existem oportunidades profissionais na área do visual merchandising e vitrinismo?
Sim! Pela nossa experiência e pelos comentários de formandos que já terminaram o curso de visual merchandising e vitrinismo, existem bastantes oportunidades de emprego e de progressão de carreira nesta área.
A crescente competição que se sente no mercado retalhista faz com que cada vez mais marcas, grandes e pequenas, invistam na sua imagem e na imagem dos seus espaços como forma de diferenciação. Uma montra bem-apresentada traz possíveis clientes a uma loja sobre outra. A disposição e a decoração do espaço criam o desejo de compra e desenvolvem o branding da marca.
Durante o curso de visual merchandising e vitrinismo, os formandos terão acesso à bolsa de emprego que os avisará de novas oportunidades apresentadas por empresas parceiras Master D e à bolsa de estágio que os poderá auxiliar na conquista de uma primeira experiência profissional!
Que Profissões podem ser desempenhadas com o Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo?
O Curso de Visual Merchandising e Vitrinismo prepara os formandos para os desafios reais que irão enfrentar durante o seu percurso profissional. A formação consta de 6 Módulos grandes que são complementados com atividades práticas, webinares, workshops e Masterclasses:
Módulo I – Visual Merchandising
Módulo II – Vitrinismo
Módulo III – Projetar a loja
Módulo IV – Espaço físico, espacial e promotor de produto
Módulo V – Conhecer a loja e o produto
Módulo VI – Centros de exposição, stands e feiras
Projeto final
No final do curso, os formandos terão as capacidades para começarem e desenvolverem a sua atividade enquanto Decoradores de espaços comerciais, Visual merchandisers, Vitrinistas, ou Freelancers enquanto visual merchandisers.
Quais são as funções do Vitrinista?
O Vitrinista é um dos profissionais responsáveis pelas estratégias de branding na loja. É responsável por criar uma montra atrativa, que impulsione as vendas de momento, que traga possíveis clientes à loja, e que defina ou fortaleça a imagem de marca na mente dos potenciais consumidores. Esta é uma profissão de grande importância. Com o aumento da competição entre lojas e marcas que compartilham o mesmo espaço comercial (por exemplo um centro comercial ou uma feira), existe uma necessidade cada vez maior por diferenciação. A montra atrativa é o elemento chamativo que leva potenciais compradores a uma loja e não a outra.
Quais são as funções do Visual Merchandiser?
O Visual Merchandiser é o profissional responsável por trazer a imagem ideal de branding para a disposição da loja. É responsável por criar um ambiente atrativo que impulsione as vendas de momento e que reflita a imagem ideal da marca na mente dos consumidores. Os profissionais de Vitrinismo e de Visual Merchandising trabalham em conjunto para criar uma imagem coesa que traga o maior retorno para a marca. Estas são profissões complementares, muitas vezes desempenhadas pelo mesmo profissional.
Obtenha informações sem compromisso