14 centrais solares fotovoltaicas já foram aprovadas

Centrais Fotovoltaicas Aprovadas
Foram já aprovadas pelo governo 14 centrais solares fotovoltaicas. Ao todo são 521 megawatts de capacidade instalada, sem custos para os consumidores. A aposta do governo nas energias renováveis está a tornar-se muito mais visível. A energia eólica e hídrica são as que constituem a maioria da capacidade instalada, sendo que a energia solar é a que constitui a menos fatia. O governo autorizou, no passado dia 26 de Agosto, a construção de 14 centrais solares fotovoltaicas que não terão custos para o consumidor. O investimento para a construção será de 381 milhões de euros.
Para além destas 14, a Direcção Geral de Energia e Geologia tem ainda 46 pedidos de licenciamento “em fase de instrução”. Caso sejam todos aprovados, a capacidade instalada passará a ser de 1106 megawatts e o investimento de 995 milhões de euros. Na primeira quinzena de Setembro irá decorrer um novo período de licenciamento. Este aumento das centrais solares fotovoltaicas em Portugal deve-se, essencialmente, aos objectivos delineados pela União Europeia. A Directiva FER pretende que, em 2020, a utilização de energia renovável consista em 31% do consumo final bruto.
Até aos dias que correm, Portugal produz 8287 megawatts relativamente a energia térmica e 7108 em energia hídrica. Quanto à energia eólica, a capacidade instalada é de 5313 megawatts e em relação à energia solar é apenas de 291.
Fonte: O Observador
Esta notícia ainda não tem comentários