Envelhecimento populacional - Procura de profissionais de cuidados geriátricos
- O envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais visível em Portugal. Uma realidade que traz consigo a necessidade de haverem novos profissionais de assistência a idosos.
- Conheça o curso Master D de Auxiliar de Geriatria
Índice
Investimento em lares de idosos em Portugal
Espelhando este paradigma os lares para idosos estão também a aumentar em Portugal. Atento a esta realidade, Phillipe Austruy, detentor do grupo belga SIS está a investir em Portugal criando uma rede de residências para a terceira idade e prevê-se a sua conclusão até final do ano de 2019: "As primeiras 14 unidades vão empregar 900 pessoas e oferecer mil camas a partir de 2019." (Fonte: Jornal de Negócios)
Os indicadores de envelhecimento
Os indicadores de envelhecimento não mentem e a Pordata atualizou em junho de 2018 que o rácio rondava, no final do ano de 2017, os 153%.
A procura por profissionais especializados
As profissões especializadas nas áreas dos cuidados geriátricos encontram-se também em crescimento e não só em Portugal. Países como a Alemanha e o Reino Unido desde 2016 que vêm ao nosso país recrutar quem queira trabalhar nesta área e os salários são bastante tentadores. (Fonte: Diário de Notícias) A formação ocupa aqui um lugar de destaque. As áreas dos cuidados de saúde e cuidados com a terceira idade pedem profissionais especializados e dotados de conhecimentos, técnicas, múltiplas competências e procedimentos inerentes à função. Conheça aqui a opinião de uma formanda Master D.
Mas quais são afinal as funções gerais de um auxiliar de geriatria?
- Prestar cuidados de higiene e conforto
- Garantir apoio na alimentação
- Promover atividades de animação por forma a potenciar o envelhecimento ativo
- Auxiliar nas deslocações da rotina diária
Saiba mais sobre a formação Master D na área dos cuidados geriátricos.
Esta notícia ainda não tem comentários