Decoração: Vantagens e desvantagens do microcimento na reabilitação
Índice
- Microcimento é o material da moda
- O microcimento pode ser aplicado sobre que tipos de materiais?
- Onde evitar aplicar o microcimento?
- Quais as fases de aplicação do microcimento?
- Formação em Gestão de Hostels e Alojamento Local
- Quais as temáticas da formação em Gestão de Hostels e Alojamento Local
- Com esta formação onde posso trabalhar?
- Microcimento na Decoração de Interiores
Microcimento é o material da moda
O seu ar industrial e revestimento contínuo são muito apelativos em termos visuais. Mas será que tecnicamente é vantajoso a utilização deste material em reabilitações?
O microcimento é um material com propriedades muito particulares que têm feito a diferença actualmente no mercado. Resistência, continuidade de material, aplicação sobre diversos suportes e vários acabamentos finais, são as principais vantagens deste material. No fundo é um material de revestimento contínuo de base cimentícia com a junção de adjuvantes sintéticos que lhe conferem dureza, cor e durabilidade.
Recebe mais informações sem compromissos
Este revestimento pode atingir entre 2 a 3 mm de espessura, o que o torna ideal para aplicar sobre materiais de revestimentos antigos, quer seja em pavimentos, paredes ou até mesmo em mobiliário.
Esta particularidade tem sido a verdadeira vantagem deste material nas reabilitações. Permite manter o revestimento original sem haver necessidade de demolições, entulhos e todas as fases de iniciais de obra, passando logo para a aplicação deste acabamento. No entanto, apesar de ser mais dispendioso, é um custo que é diluído na ausência de necessidade de remoção do revestimento original. Mas atenção, assegure-se que a base de suporte é considerada suficientemente estável para poder aplicar o microcimento.
O microcimento pode ser aplicado sobre que tipos de materiais?
Alguns dos materiais onde pode ser aplicado o microcimento são:
- Cerâmicos
- Estuques
- Gesso cartonado
- Elementos pétreos
- entre outros...
Onde evitar aplicar o microcimento?
Bases irregulares, como pavimentos em réguas de madeira que, dada a sua oscilação natural, pode danificar o microcimento. A maior dificuldade é a aplicação deste material. Para além de mão-de-obra qualificada, tem que responder a determinados parâmetros de humidade ambiente e preparação da base necessários para a sua aplicação.
Estas questões poderão condicionar o processo de obra. Outra desvantagem é a necessidade de, no futuro, realizar pequenas reparações localizadas.
Enquanto, por exemplo, quando falamos de revestimento cerâmico, basta ter algumas peças semelhantes para voltar aplicar. No caso do microcimento, como é uma mistura de vários componentes, é difícil conseguir encontrar a mesma mistura para voltar a aplicar, sem que se note a reparação.
Quais as fases de aplicação do microcimento?
- Preparação e regularização da base
- Aplicação da mistura cimentícia
- Aplicação da camada de desgaste
A preparação da base a aplicar o microcimento é preponderante para o resultado final.
Posteriormente é na segunda fase que se juntam as tonalidades pretendidas. Podem ter combinações ilimitadas, ou então optar pela cor natural - cinza do cimento.
Na última fase, aplica-se a camada de protecção e desgaste. Aqui define-se por exemplo, em situações que se use como pavimento, se o mesmo é anti-derrapante ou não. Como? Através de junção de micro agregados de sílica.
A versatilidade deste material permite que se use em ambientes interiores e exteriores e a sua impermeabilidade torna-o perfeito para utilização em ambientes húmidos.
Instalações sanitárias ou até mesmo o revestimento de peças de mobiliário são algumas das formas de uso.
Formação em Gestão de Hostels e Alojamento Local
A decoração e organização do espaço interior são algumas das temáticas abordadas na formação em Gestão de Hostels e Alojamento Local da Master D. Os estilos de decoração, as cores a utilizar, por que materiais optar ou ainda qual a iluminação adequada são questões fundamentais para o conforto do cliente bem como para a qualidade do espaço.Quais as temáticas da formação em Gestão de Hostels e Alojamento Local
Para além da organização do espaço interior a formação contém, de forma geral, as seguintes temáticas:
- Gestão de técnicas de reservas
- Atendimento e Comunicação
- Comunicar em Inglês
- Gestão
- Legislação
A componente teórica encontrará na plataforma de estudo exclusiva da Master D: O Campus Virtual. É também através desta ferramenta que é feito o contacto com Tutores e Preparadores por forma a esclarecer dúvidas ou fazer marcações de sessões presenciais.
Com esta formação onde posso trabalhar?
Esta formação permitirá trabalhar na área do turismo exercendo funções como:
- Agente de Turismo
- Gestor de Hostels e de Alojamento Local
- Rececionista em espaços de Alojamento Local
- Empreendedor
Uma formação adequada permitirá que se destaque no mercado de trabalho. Investir no seu futuro profissional será sempre uma aposta ganha. Conheça melhor o Curso de Decoração de Interiores da Master D:
Microcimento na Decoração de Interiores
Artigo escrito em parceria com Paulo Melo - Arquiteto e e-Tutor das formações na área da Decoração da Master D
4 respostas a Decoração: Vantagens e desvantagens do microcimento na reabilitação
Gostaria de saber informações relativas ao curso microcimento
responderOlá, Renalia
Agradecemos o seu contacto e o interesse demonstrado nas formações da Master D. De momento não temos curso de microcimento. Este artigo é escrito pelo nosso Arquiteto e formador dos cursos de decoração acerca das vantagens e desvantagens deste material na área da decoração. Caso queira saber mais acerca dos nossos cursos na área da decoração, pode fazê-lo neste link: https://bit.ly/38uV9jX
Estamos ao dispor sempre que precisar!
Master D
Responder
gostava de ter mais informações 960294828
responderOlá, Ana!
Enviámos email para mais informações. Neste link pode ver mais informações acerca dos nossos cursos: https://bit.ly/37BDsOu Obrigada!
Atenciosamente,
Master D
Responder